Pensando em facilitar a organização pessoal, estudantes do 2º ano do Ensino Médio que integram o projeto Miniempresa, em parceria com a Junior Achievement, criaram o Kip, um porta documentos que adere a diferentes superfícies como celulares, cadernos, painéis ou paredes. Acompanhados por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, o grupo de aproximadamente 30 integrantes se reúne todas as terças-feiras para vivenciar a atividade empreendedora no Colégio.
Em jornadas semanais, realizadas das 18h30 às 22h, a turma de estudantes aprende conceitos de livre iniciativa, mercado, produção e comercialização. A estudante Isabelle Spengler, diretora de marketing da miniempresa, explica que a experiência proporciona aprendizados significativos, pois cada participante se converte em um microempresário e passa a compreender os processos de criação e manutenção de uma empresa. “Recebemos duas ações cada um para serem comercializadas e com isso compramos o material e iniciamos a produção”, explica.
A concepção do produto é outro desafio do processo, pois os estudantes precisam fazer testes até que a versão final tenha a qualidade desejada. Além de comercializar o produto no Colégio e entre amigos, os estudantes também participam de feiras promovidas pela Junior Achievement.
Saiba mais
Disponível nas cores preto, branco e rosa, o Kip é produzido em corino e possui três compartimentos onde podem ser guardados pequenos documentos e objetos, como moedas, cartões e dinheiro. Originalmente o produto foi elaborado para ser colado na capinha do celular, mas também adere em diferentes superfícies e pode auxiliar na organização de estudos portando pequenos recados. Ele é vendido a R$ 7,00 e pode ser adquirido com os estudantes da miniempresa. O objetivo do projeto é que os jovens envolvidos aprendam fazendo e ampliem seus conhecimentos para além da sala de aula, contribuindo na construção do projeto de vida.
