Navegar para Cima

Notícias

Missão marista no mundo completa 204 anos

29/12/2020
Institucional
Celebração do legado bicentenário fortalece a esperança em tempos melhores

​Em 2 de janeiro de 1817, o jovem Marcelino Champagnat fundava, em La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas. A missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por crianças e jovens se concretizou para além-fronteiras e, hoje, a presença marista ultrapassa 80 países, nos cinco continentes. 

Em todo o mundo, são mais de 75 mil Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as trabalhando em prol de mais de 650 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos. Celebrar esses 204 anos do início da missão marista é uma forma de responder, com audácia, aos desafios do mundo atual e renovar o compromisso de ser sinal de esperança junto aos que mais precisam.


Um legado inspirador: a missão de Champagnat em 2021

A Rede Marista, uma das unidades administrativas maristas no Brasil, é fruto dessa história. Hoje ela dá continuidade a um legado bicentenário graças à dedicação de mais de 9 mil pessoas. São Irmãos e profissionais de diferentes especialidades que diariamente promovem a vida nas áreas da educação, social, saúde e na Amazônia. 

Em 2021, celebrar esses 204 anos é uma forma de recomeçar e fortalecer a esperança. Ainda em um contexto sensível, perceber na atuação marista possibilidades de práticas transformadoras nos enche de luz para dias melhores. Que essa data também marque o início de um novo ciclo e de ressignificados para o sonho de Champagnat.