Navegar para Cima

Notícias

Momentos de escuta são vivenciados no Marista Rosário

22/09/2021
Espiritualidade
Etapa preparatória para a principal assembleia da Rede Marista promove espaço de diálogo e reflexão entre maristas de diferentes lugares

Ao longo do mês de agosto, os espaços de missão da Rede Marista promoveram diversos momentos de escuta em preparação à 1ª Assembleia Provincial de Missão Marista, que ocorrerá entre os dias 26 a 29 de outubro, de forma online. 

Os momentos de escuta são atividades preparatórias que têm como objetivo reunir percepções, avaliações e sonhos vivenciados pelos colaboradores e Leigos maristas. Com a abertura desses espaços para diálogo, é possível agrupar as necessidades, oportunidades e pontos a aperfeiçoar em nossos ambientes de trabalho e, sobretudo, direcionar de forma mais assertiva a missão marista. 

Como funciona 

Divididos em grupos por equipe e/ou empreendimento, os colaboradores e Leigos maristas seguiram um roteiro celebrativo como guia para a condução desse espaço de partilha e reflexão. Entre as atividades realizadas, eles tiveram como orientação dialogar e encontrar respostas conjuntas para as seguintes perguntas: O que é ser marista para nós, no contexto atual? Como temos vivenciado nossa vocação e carisma?  A partir do nosso espaço de atuação, como percebemos as oportunidades e desafios da nossa Província/Rede em relação à missão? O lema do nosso processo de Assembleia e Capítulo é "Ousemos a vida com esperança". Como maristas, o que devemos ousar para nosso futuro? 

​Todo o material conversado e produzido, ao longo dessas reuniões, servirá de subsídio para as temáticas trabalhadas em Assembleia, ou seja, a partir dos principais pontos levantados pelas pessoas que atuam com a missão marista diariamente é que serão direcionados os diálogos da Assembleia de Missão. 

O coordenador de Pastoral Escolar, Luis Heckler, destaca a importância de dedicar um tempo para escutar atentamente as percepções de quem vive e realiza a missão marista, nos diferentes espaços onde ela acontece. “No Marista Rosário realizamos oito momentos de escuta, totalizando 90 participantes, entre educadores, integrantes da Associação de Pais e Mestres (Apamecor) e do Grupo Escoteiro Tupã-Ci. O clima de oração, alegria, simplicidade e partilha que orientaram as escutas favoreceu o envolvimento dos participantes, que se sentiram muito valorizados por poderem contribuir com seus olhares e sugestões, para momentos tão significativos como a Assembleia e o Capítulo Provincial. Almejamos que todo esse processo contribua para 'ousar' um horizonte de muita 'esperança' em nossa missão evangelizadora como Maristas de Champagnat", afirma. 

Saiba mais sobre a 1º Assembleia de Missão Marista aqui.​

​Conheça os representantes que participarão da Assembleia Provincial de Missão Marista

O evento será realizado no mês de outubro, de forma online

No mês outubro, será realizada a 1ª Assembleia Provincial de Missão Marista. O evento online irá reunir Irmãos, Leigos/as, jovens e colaboradores/as maristas para refletir e dialogar sobre aspectos importantes da missão institucional, e subsidiar os Irmãos Capitulares com proposições que devem ser levadas para as decisões tomadas no 3º Capítulo Provincial. Confira as datas:

8/10 – Pré-Assembleia Provincial de Missão Marista

26 a 29/10 – Assembleia Provincial de Missão Marista

Durante o mês de setembro, representantes de diferentes espaços de missão foram convidados para participar desse importante evento. As ideias trazidas de cada Leigo/a, jovem, colaborador/a e Irmão fortalecem a dimensão de nossa atuação em rede e trazem percepções plurais que podem contribuir para a definição de prioridades e horizontes da atuação marista.

Confira a lista de representantes do Colégio Marista Rosário que participarão da 1ª Assembleia Provincial de Missão Marista: Ir. Onorino Moresco (Direção), Sophia Kath e Adriana Evaldt (Pastoral Escolar) e Marcelo Rodel (Coordenação de Turno)​, além da ex-aluna Sofia Mikaela Elesbão.