Navegar para Cima

Notícias

Criação de monstro 3D incentiva movimento maker

28/06/2019
Inovação
Crianças do 2º ano EF produziram mascotes para as turmas coletivamente utilizando a tecnologia do LabCriar

​​​​​A partir da leitura "Escola de Monstros da Madame Mo", da autora Janaína Tokitata, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental criaram, coletivamente, um monstro para ser o mascote da turma. Para dar forma aos personagens, as crianças tiveram como aliada a impressora 3D disponível no LabCriar, espaço que favorece a cultura maker. 

O movimento, que promove a cultura do “faça você mesmo”, propõe que os estudantes sejam protagonistas da aprendizagem. Durante a atividade, a Monitora de Tecnologias Educacionais Michele Lisbôa Wigner, explica que as crianças estiveram no centro de todo o processo criativo. Primeiro, desenharam os monstros em sala de aula. Posteriormente, com sua ajuda, simularam o protótipo graficamente e depois puderam ver o boneco ganhar vida através da impressora. A etapa final será a de customização.

Conforme o estudante Rafael Russowsky Masina, da turma 21, o personagem foi criado de maneira democrática, por todos os colegas, com características físicas e interiores escolhidas por eles. "Foi bem legal porque é bem realista, podemos ver a ideia sair da nossa cabeça", destaca. 

De acordo com Michele, a atividade torna o aprendizado tangível, focando em uma experiência multissensorial, estimulando a investigação e a originalidade dos estudantes. 

2019_06_05_Impressora3D (41).JPG 


LabCriar

Inaugurado em março de 2019, o LabCriar é equipado com notebooks pedagógicos e mesas de grupo. O espaço é utilizado para atividades ligadas a área tecnológica, robótica, prototipagem e resolução de problemas de forma criativa e colaborativa. ​​