Mostra Marista de Iniciação Científica consolida pesquisas

12/11/2021
Educação
Realizado em formato online, evento reuniu mais de 500 participantes do 6º ano EF ao Ensino Médio

*atualizado em 17/11

No dia 5/11, mais de 500 estudantes dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista estiveram reunidos virtualmente para a Mostra Marista de Iniciação Científica. Voltado para alunos do 6º ano EF ao Ensino Médio, o evento tem o objetivo de propor momentos de partilhas de aprendizagens sobre Investigação Científica, promovendo espaços para a apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos alunos. Além de contribuir para a formação de estudantes, potencializar a pesquisa e o uso de metodologias científicas nas quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias –, a Mostra também oportuniza trocas entre estudante e educador orientador.

A Mostra Marista de Iniciação Científica é promovida desde 2016, e tradicionalmente ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Devido à pandemia de Covid-19, a edição deste ano foi realizada via plataforma Teams, com os trabalhos sendo apresentados em salas de videoconferência.  Estudantes, orientadores e mediadores também tiveram acesso a um canal online que reuniu todas as informações relativas ao encontro, como submissão dos trabalhos, materiais de apoio e cronograma. Para Patrícia Saldanha, supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista e integrante da comissão organizadora do evento, a experiência foi muito rica. “Obviamente as atividades presenciais constituem dinâmicas diferentes, mas a participação dos estudantes e professores, bem como as sistematizações das apresentações, foram muito efetivas", conta.

A importância da iniciação científica

O incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades importantes para as atividades acadêmicas é uma das premissas do nosso jeito de educar. Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar a teoria na prática, preparando-se para o universo acadêmico através da participação em eventos e publicações de trabalho. Os projetos promovem a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade dos alunos a partir da formulação de questionamentos, coleta de dados, argumentação e do aprofundamento de informações.

A Mostra Marista de Iniciação Científica é a consolidação dessa prática. O evento viabiliza projetos e pesquisas que já ocorrem nas unidades, materializando o olhar da nossa instituição para a iniciação científica na Educação Básica. “Outro ponto que destaco é a nossa potência enquanto Rede, pois propormos espaços de trocas e partilhas que permitem que estudantes e educadores conheçam diferentes experiências, contextos e realidades", pontua Patrícia.​

A coordenadora pedagógia dos Anos Finais, Vivian Monteiro, concorda. Para ela, a Mostra representa um espaço de socialização, de experiências e de diferentes aprendizagens. Também busca incentivar a utilização da Investigação Científica como instrumento de aprendizagem, desenvolvendo e incentivando o gosto por todas as ciências. O incentivo à reflexão e às práticas científicas busca fazer perceber que os conhecimentos discutidos nos colégios relacionam-se com diversas questões cotidianas.

Para a estudante Rafaela B., dos Anos Finais, o interesse pela iniciação científica teve início a partir de iniciativas do Colégio. Nos Anos Iniciais ela teve a oportunidade de participar de atividades de  introdução ao método científico em eventos como a Mostra do Saber, onde cada turma se responsabilizava pela escolha de determinado tema. "Como éramos menores, o trabalho se realizava coletivamente com orientações do professor e nos organizávamos entre colegas para a apresentação de tópicos diferentes dentro do objetivo de pesquisa", explica.

Já nos Anos Finais, continuaram os eventos de Mostra Cientifica, porém com maior autonomia. As pesquisas eram divididas em grupos por critérios de escolha, onde cada equipe poderia então escolher um tema que tivesse curiosidade e eram direcionados a momentos de orientação tanto coletiva, quanto pelo próprio professor orientador responsável.

No 6º ano EF, Rafaela participou do Clube de Ciências. "Foi uma experiência simplesmente espetacular. As reuniões durante as manhãs eram diversas: fazíamos práticas e experimentos, tínhamos “aulas teóricas”, realizávamos gincanas, dentre outras atividades. Tenho boas memórias da gincana de competição entre os integrantes do clube", completa.

Este ano, ela participou da Mostra do Saber, onde sua pesquisa “A influência dos transtornos alimentares e padrões estéticos nos transtornos alimentares de adolescentes” recebeu destaque em mostras externas.