Atualizado em 9/10/2020
Ser voluntário permite vivenciar e compreender a realidade do outro, promover a empatia e despertar a solidariedade. Em meio à turbulência vivida com a pandemia do Coronavírus, muitas pessoas que passam por dificuldades dependem da ação de outras que dedicam seu tempo, sem qualquer remuneração, para fazer o bem.
Entre os serviços impactados pelo atual cenário estão os bancos de sangue, que registraram queda significativa nos estoques. No Hospital São Lucas da PUCRS, por exemplo, a queda chegou a 60% em julho deste ano em relação ao mesmo período no ano passado.
Percebendo este cenário e a importância de uma mobilização solidária em benefício à causa, os estudantes do Grupo do Voluntariado lançaram uma Campanha de Doação de Sangue. Eles elaboraram um site que reúne informações sobre onde e como os interessados devem proceder, além um vídeo com informações a respeito dos pré-requisitos, que será divulgado em breve nas redes sociais.
Clique aqui e acesse o site feito pelos estudantes
5 motivos para ser um voluntário
Especialmente na adolescência, o envolvimento em atividades voluntárias é uma oportunidade de entender as diferenças e semelhanças dos contextos sociais e agir para tornar a sociedade mais justa. Existem muitas formas de iniciar uma atividade voluntária. Uma dica é começar em espaços que já se está inserido, como por exemplo, a escola.
Integrante do Grupo de Voluntariado do Colégio desde 2018, a estudante Elisa H., do 2º ano do Ensino Médio, considera que se tornou uma pessoa muito mais carinhosa e empática desde que passou a participar das ações junto às obras e escolas sociais maristas, Asilo Padre Cacique e engajamento em campanhas solidárias.
“As atividades que eu mais gosto incluem brincar com as crianças, conversar com os idosos e ver o sorriso deles depois do nosso contato. Agora que os encontros são online, exercito o valor de observar e transformar. Aprendo que, mesmo de dentro de casa, podemos fazer a diferença e marcar a vida das pessoas”, ressalta.
Recentemente, o grupo promoveu uma campanha no formato de Call Center para arrecadar doações para a compra de chips de celular para estudantes dos Colégios Sociais Maristas em situação de vulnerabilidade social.
A atividade faz parte da segunda etapa do projeto Ação Comunidades, da Rede Marista, cuja meta é comprar 410 chips de celular para permitir o acesso desses alunos à internet.
A Elisa nos ajudou a selecionar 5 motivos para você se tornar um voluntário:
1 - Sentir-se bem: o sentimento de satisfação e bem-estar depois de realizar uma ação voluntária é único, todos merecem sentir isso
2 - Doar e receber carinho: receber o abraço e o carinho repletos de gratidão das pessoas que tocamos com nossas ações
3 - Fazer a diferença: você se torna parte da diferença, contribui para o bem comum da sociedade
4 – Desenvolver a empatia: enxergar o mundo com um olhar mais empático
5 - Conhecer outras realidades: Sair da bolha social que estamos inseridos e compreender melhor a realidade do outro
Como o grupo ressignificou suas práticas na pandemia
Desde 2008, o Grupo de Voluntariado promove atividades pautadas na organização e no comprometimento dos estudantes nas ações empreendidas junto às obras sociais. Com a pandemia, todas as atividades deixaram de ser realizadas de forma presencial e passaram a ocorrer na plataforma Microsoft Teams semanalmente.
Algumas das características que sempre estiveram presentes entre os jovens é a criatividade e o inconformismo com as duras realidades sociais. “Neste momento, o protagonismo e a solidariedade eclodiram com força e por meio das redes sociais, onde várias campanhas foram criadas, desenvolvidas e realizadas, tornamos sempre viva a essência da semente plantada no coração de cada voluntário”, explica a assessora do grupo, Paula B.
Confira as campanhas protagonizadas pelos estudantes durante a pandemia:
• Criação e divulgação de cards com informações sobre a prevenção de Covid-19 para redes sociais
• Produção de vídeo de conscientização para participação na campanha Ação Comunidades da Rede Marista em prol das famílias mais vulneráveis
• Produção de vídeos com mensagens aos moradores do Asilo Padre Cacique pela passagem do aniversário de fundação da instituição
• Criação e realização de campanha para arrecadação de cestas básicas e leite para os moradores das Ilhas do Pavão e da Pintada, no formato de Call Center, quando os voluntários se propuseram a realizar ligações para pedir aos seus familiares, parentes e amigos doações para a causa
• Campanha no formato de Call Center na qual o voluntariado se engajou na campanha Ação Comunidades da Rede Marista para fomentar a aquisição de chips de celular com intuito de promover a oportunidade de acesso à educação remota de estudantes das Unidades Sociais Maristas