Navegar para Cima

Notícias

Mudanças no mercado de trabalho são debatidas com estudantes do 1º ano EM

12/06/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

​Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter​, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio

Confira uma das matérias:

Por Eduardo Peretto Scapini - 1º ano EM | Fotos: Gabriela Ortiz da Rosa – 1º ano EM​ 

Na tarde de terça-feira, 11/6, durante a Semana das Profissões 2019, no Miniauditório, turmas do 1º ano EM participaram da palestra "Tendências e mudanças: qual é o perfil do profissional atual?", ministrado por Jayme Peixoto, mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Unisinos. A palestra foi dividida em tópicos: como o mercado de trabalho se ajusta à tecnologia atual, como devemos ter um pensamento desenvolvido ao ingressarmos nele, e o que há de se esperar de novas profissões para o futuro.

Também houve uma troca de ideias com os estudantes. Debateu-se a questão do desemprego no futuro e o que fazer para driblá-lo, a mecanização do sistema industrial e como o desenvolvimento de engenharia de produção é um modo de aumentar a produtividade no mercado de trabalho. Os alunos expressaram seu ponto de vista e a imagem de um futuro próspero pôde ser imaginado.

Diversas oportunidades e carreiras que estão em ascensão atualmente também foram apresentadas no encontro. “Hoje vocês têm um espectro para tomarem decisões muito maior do que há uma década atrás. Algumas destas possibilidades estão relacionadas com a indústria automotiva, a biotecnologia e a petroquímica", explica.

A estudante Joanna Cecchini, da turma 106, achou a palestra muito importante. “Tratou do nosso futuro e o palestrante mostrou muitas oportunidades que nunca tinha parado para pensar, como toda a área tecnológica e os diversos campos do conhecimento em expansão hoje", afirma.