No Marista Rosário, o estudante conta com uma formação integral, a partir de uma educação que interliga um currículo regular de excelência a múltiplas atividades complementares e modalidades de representatividade. Um exemplo é o Grupo Escoteiro Tupã-Ci, que, há mais de 80 anos, possibilita a crianças e jovens a vivência do escotismo. Os escoteiros realizam práticas diversas, em grupo e contato direto com a natureza, desenvolvendo habilidades e valores como o trabalho em equipe, o protagonismo e a responsabilidade socioambiental.
Nos últimos dias, quatro estudantes rosarienses embarcaram com o Grupo rumo à Coreia do Sul, onde participarão do maior evento de escotismo do mundo: o Jamboree Mundial. Para essa edição do evento, que ocorre a cada quatro anos, são esperados cerca de 45 mil participantes, vindos de mais de 200 países. Eles ficarão reunidos em um grande acampamento na região de Saemangeum, em Jeolla do Norte, entre os dias 1° e 12 de agosto.
Para a guia do Tupã-Ci e aluna do 1º ano do Ensino Médio do Rosário, Thaís Hoffmeister, o encontro será uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos interculturais.
“Com certeza haverá muitas atividades emocionantes e desafiadoras, e criaremos memórias inesquecíveis. Espero fazer muitos amigos de diferentes nacionalidades e compartilhar nossa cultura e tradições gaúchas e brasileiras, além de aprender com eles", contou a estudante.
Além possibilitar a vivência coletiva do escotismo em um ambiente de trocas interculturais, o encontro tem como objetivo proporcionar aos participantes experiências e aprendizados sobre cidadania, sustentabilidade e questões globais.