Navegar para Cima

Notícias

MUNdo Marista Rosário movimenta o Colégio

29/04/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:                                          

Por Elisa Corrêa Gomes | 2º ano EM ​

Durante os dias 26 e 27/4, o Colégio e o Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (CRISD) promoveu a primeira edição do MUNdo Marista Rosário. O evento tem esse nome por seguir o Model of United Nations (Modelo das Nações Unidas) das regras do debate. 

A simulação contou com a participação de diversas escolas de Porto Alegre, em que cada estudante representava um país ou uma personagem em determinado comitê. Os cinco comitês foram: Assembleia dos Estados Gerais (AEG), que retratava o cenário pré-Revolução Francesa; Conferência de São Francisco (CSF), que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial; Organização Internacional para as Migrações (OIM), sobre a elaboração de um Pacto Global para uma migração ordenada, regular e segura; United Nations Security Council (UNSC), acerca da crise de refugiados em Myanmar; e a Agência de Comunicação (AC), que realizou a cobertura do evento (confira aqui os jornais criados por eles: dia 26/4 e dia 27/4​).

O jornalista Rodrigo Lopes, da Zero Hora, fez a palestra de encerramento do evento no sábado e falou sobre sua experiência como repórter internacional. 

Ao final do evento, foram distribuídas Menções Verbais e Menções Honrosas para os participantes que mais se destacaram falando e interagindo, respectivamente, em cada comitê. Os membros do CRISD Maurício Manica, do 1º ano EM, e Isabella Spode, do 2º ano EM, receberam Menções Honrosas, enquanto os participantes Guilherme Staubus, do 9º ano EF, e Letícia Maier, do 2º ano EM, receberam Menções Verbais.