Atividades musicais fortalecem no desenvolvimento da coordenação
motora, o raciocínio, a expressividade a sensibilidade e a capacidade de
trabalhar em grupo. No Marista Rosário, essa dimensão é trabalhada a partir
de diferentes perspectivas – desde a Educação
Infantil até o Ensino
Médio. Através da música, a aprendizagem integral dos estudantes é
trabalhada – desde o seu desenvolvimento motor até as potencialidades de
interação e sociabilidade.
Sons na batida dos primeiros passos
O olhar para essa prática inicia na Educação Infantil. O
professor de música, Cláudio Cesar Ruiz Andrade, explica que as atividades
direcionam a criança como protagonista no seu desenvolvimento,
experimentando diferentes possibilidades, por meio de momentos lúdicos como
jogos, músicas, histórias sonoras e a tecnologia. “Desde a Educação Infantil
as crianças vivenciam diferentes sonoridades e a partir desta exploração
sensorial e corporal vão descobrindo ritmos, temporalidades, ruídos, sons,
constância, diferenças e muitas outras possibilidades que constroem seu
conhecimento diário”, comenta.
O professor ressalta que a música não é abstrata, nem pura
descarga de emoções, ela é “um objeto de conhecimento palpável que deve ser
descoberto pelas crianças a partir de seu fazer musical”. A partir desse olhar
é que a música é trabalhada na Educação Infantil do Marista Rosário. “É uma
atividade integrada ao cotidiano das salas de aula, estando inserida nos
diferentes projetos de cada uma das turmas, tornando assim as atividades
musicais uma ferramenta que dá continuidade ao processo de aprendizado de forma
individual e coletiva”, finaliza Cláudio.
Uma conexão entre o aprender e o interagir
Composta por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao
3º ano do Ensino Médio, a Orquestra Rosariense é uma das iniciativas que
promove a aprendizagem musical. Seus integrantes têm um contato diferenciado
com a música, em um reportório que vai do rock 'n roll até importantes
compositores brasileiros, como Alceu Valença, além de interpretarem arranjos
criados pelo professor regente.
Conforme apresenta o professor e regente da Orquestra
Rosariense, Estêvão Neves, a aula de música dentro de um contexto escolar
possibilita conexões com diversos conteúdos que podem ser aprofundados dando
contextos mais amplos - não só na parte acadêmica, mas também no âmbito
cultural. "Temos a arte e a música, em específico, uma ferramenta muito
potente ao se tratar do uso dela dentro do contexto escolar. Na Orquestra
Rosariense, além da prática musical, ocorre o desenvolvimento social do grupo -
cada um contribui dentro de suas potencialidades a partir de sua faixa etária,
desde o 4º ano EF até o Ensino Médio", comenta.
Com os ensaios e apresentações, é trabalhado um projeto
orquestral com ampla diversidade de instrumentos – flautas doce, tenor, soprano
e transversal; clarinete, trompete, escaleta, acordeom, bateria, baixo,
guitarra, violão, violino, saxofone, teclado e percussão, entre outros.
Desenvolver para a vida
De acordo com as premissas da educação marista em
proporcionar o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com
as famílias, é que a música também contribui para essa aprendizagem. Exemplo
disso são as potencialidades da Orquestra Rosariense – que além de ter
apresentações no espaço do Colégio, também se insere na agenda cultural da
comunidade.
Após o sucesso do primeiro show
no mês de maio, os músicos Diego Dias e Veco Marques novamente apresentam o disco
"Pão
de Queijo e Chimarrão", com a participação especial da Orquestra
Rosariense. A atividade proporciona aos estudantes um contato especial com a
música e ambientes culturais. O show será no dia 31 de agosto, quarta-feira, às
21h, no Teatro São Pedro.