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Música e sala de aula: a melodia perfeita entre o aprender e conectar-se com o mundo

31/08/2022
Educação
No Marista Rosário, estudantes desenvolvem a prática musical desde a Educação Infantil até o Ensino Médio

​​​​​​​​​​Atividades musicais fortalecem no desenvolvimento da coordenação motora, o raciocínio, a expressividade a sensibilidade e a capacidade de trabalhar em grupo. No Marista Rosário, essa dimensão é trabalhada a partir de diferentes perspectivas – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Através da música, a aprendizagem integral dos estudantes é trabalhada – desde o seu desenvolvimento motor até as potencialidades de interação e sociabilidade. 

Sons na batida dos primeiros passos

O olhar para essa prática inicia na Educação Infantil. O professor de música, Cláudio Cesar Ruiz Andrade, explica que as atividades direcionam a criança como protagonista no seu desenvolvimento, experimentando diferentes possibilidades, por meio de momentos lúdicos como jogos, músicas, histórias sonoras e a tecnologia. “Desde a Educação Infantil as crianças vivenciam diferentes sonoridades e a partir desta exploração sensorial e corporal vão descobrindo ritmos, temporalidades, ruídos, sons, constância, diferenças e muitas outras possibilidades que constroem seu conhecimento diário”, comenta. 

O professor ressalta que a música não é abstrata, nem pura descarga de emoções, ela é “um objeto de conhecimento palpável que deve ser descoberto pelas crianças a partir de seu fazer musical”. A partir desse olhar é que a música é trabalhada na Educação Infantil do Marista Rosário. “É uma atividade integrada ao cotidiano das salas de aula, estando inserida nos diferentes projetos de cada uma das turmas, tornando assim as atividades musicais uma ferramenta que dá continuidade ao processo de aprendizado de forma individual e coletiva”, finaliza Cláudio. 

Uma conexão entre o aprender e o interagir

Composta por estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Orquestra Rosariense é uma das iniciativas que promove a aprendizagem musical. Seus integrantes têm um contato diferenciado com a música, em um reportório que vai do rock 'n roll até importantes compositores brasileiros, como Alceu Valença, além de interpretarem arranjos criados pelo professor regente. 

Conforme apresenta o professor e regente da Orquestra Rosariense, Estêvão Neves, a aula de música dentro de um contexto escolar possibilita conexões com diversos conteúdos que podem ser aprofundados dando contextos mais amplos - não só na parte acadêmica, mas também no âmbito cultural. "Temos a arte e a música, em específico, uma ferramenta muito potente ao se tratar do uso dela dentro do contexto escolar. Na Orquestra Rosariense, além da prática musical, ocorre o desenvolvimento social do grupo - cada um contribui dentro de suas potencialidades a partir de sua faixa etária, desde o 4º ano EF até o Ensino Médio", comenta.

Com os ensaios e apresentações, é trabalhado um projeto orquestral com ampla diversidade de instrumentos – flautas doce, tenor, soprano e transversal; clarinete, trompete, escaleta, acordeom, bateria, baixo, guitarra, violão, violino, saxofone, teclado e percussão, entre outros. 

Desenvolver para a vida

De acordo com as premissas da educação marista em proporcionar o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias, é que a música também contribui para essa aprendizagem. Exemplo disso são as potencialidades da Orquestra Rosariense – que além de ter apresentações no espaço do Colégio, também se insere na agenda cultural da comunidade. 

Após o sucesso do primeiro show no mês de maio, os músicos Diego Dias e Veco Marques novamente apresentam o disco "Pão de Queijo e Chimarrão", com a participação especial da Orquestra Rosariense. A atividade proporciona aos estudantes um contato especial com a música e ambientes culturais. O show será no dia 31 de agosto, quarta-feira, às 21h, no Teatro São Pedro.