Navegar para Cima

Notícias

Narrativas que inspiram: projeto Pequenos Escritores

16/08/2019
Projetos
Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental criam histórias de maneira colaborativa

​O ofício de escrever, traduzir ideias em palavras e contar histórias, se reinventa frente às novas narrativas do cotidiano e, há mais de 20 anos, é prática pedagógica no Colégio Marista Rosário.

Desde 1998, o projeto Pequenos Escritores desafia os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem suas próprias obras literárias, em uma narrativa poética. A proposta, desde o princípio, foi que cada turma produzisse um livro, com escritos e ilustrações autorais. A publicação, que desde 1999 tem lançamento oficial e sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre, foi reformulada a partir de 2015 e os exemplares passaram a apresentar uma história única criada de forma colaborativa. 

Para dar início ao processo, as crianças exploram obras em narrativa poética, com foco no tema que será o gerador dos enredos. Este ano, o fio condutor é o mundo encantado dos contos clássicos. A professora Joseana Rodrigues explica que o objetivo é marcar a escrita enquanto prática social. “O projeto é fundamentado em um viés de escrita como produção cultural, mas, mais do que isso, assume um importante papel no contexto real, pois os estudantes sabem para que e para quem escrevem. O fato de saberem que sua obra vai ser lida por educadores, familiares e amigos, torna o processo de escrita mais afetivo”, destaca. 

Entre as atividades também estão encontros com autores e ilustradores dos livros adotados ao longo do ano. Autor da obra Palavras Arteiras, Sergio Furtado esteve no Colégio para falar sobre como é ser escritor. Para o estudante Vitor Reidel, de 8 anos, a lição mais importante da fala de Furtado foi a de que quem aprende a ler e escrever, aprende a voar por meio da imaginação. “Ficou mais fácil escrever a história com a ajuda dos colegas, pois cada um dava uma ideia diferente”, completa. 

Outro autor que esteve presente no Colégio foi Marion Cruz (foto), que apresentou de forma lúdica sua obra: O que tem na barriga da formiga? As turmas se dedicam a produzir as ilustrações dos livros. Para ajudar nesse processo, receberam a visita da ilustradora Vicky Furtado. O lançamento dos livros está previsto para o dia 10/11, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Educadora compartilha experiências em Belo Horizonte

A rosariense Joseana Rodrigues apresentou o artigo Pequenos Escritores: reflexões sobre uma sequência didática de leitura e escrita no 2º ano do Ensino Fundamental, escrito em parceria com coordenadora pedagógica da Educação Infantil dos 1º e 2º anos EF, Caroline Brandelli Garziera, no IV Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf), em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento de natureza científica e pedagógica, com periodicidade bianual é reconhecido como um dos principais eventos nacionais de debates sobre o tema.