Navegar para Cima

Notícias

Natal: tempo de expectativa, de esperança e de alegria

23/12/2021
Solidariedade
As celebrações natalinas encontram expressão em ampla simbologia, carregada de riqueza e profundidade em sua significação

​​*Foto realizada no Natal Solidário de 2019.

Moment​o Pastoral


​Por Luís Heckler, coordenador de pastoral Fotos redondas (1).png

​Natal, tempo de expectativa, de esperança e de alegria. Em cada ano revivemos este acontecimento: Deus se fez criança para viver a humanidade em nosso meio. Deus quer o bem das pessoas e revela o grande amor que tem por cada ser humano, aproximando-se e vivendo a nossa condição. Esse é o sentido que o Natal nos revela.

Mas por que uma criança? Todo nascimento é precedido por um longo período de espera, de vigília, de preparação no aguardo da nova vida que está por chegar. Com a família de Nazaré não foi diferente. No entanto, nem sempre as expectativas humanas sintonizam com o plano do amor que Deus tem para a humanidade e, enquanto todos aguardavam uma intervenção divina baseada no poder e na força, Ele se revelou por meio de uma frágil criança. Que lições ecoam desse acontecimento histórico que continuam nos iluminando na forma de ser, agir e conviver?

 As crianças encantam pela sua simplicidade, alegria e espontaneidade. No seu jeito de viver, nos revelam e ensinam sentidos e significados para a vida que, como adultos, muitas vezes, temos dificuldade para perceber. Entretanto, “Aquele que se fizer humilde como uma criança será o maior no reino dos céus" (Mt 18, 4). Elas são a expressão das feições divinas em nosso meio: “Quem recebe uma criança em meu nome, é a mim que recebe, e recebendo a mim, recebe também aquele que me enviou" (Lc 9, 48).

As celebrações natalinas encontram expressão em ampla simbologia, carregada de riqueza e profundidade em sua significação. O Natal é precedido pelas quatro semanas do Advento, tempo de vigília e preparação para acolher o Deus Menino em nossos corações e em nosso convívio. Essa acolhida se reveste da solidariedade, valor que nos move a olhar para o outro e estender-lhe ajuda em sua realidade concreta. Hoje, a presença de Jesus se manifesta para nós na pessoa do próximo.

Há um bom tempo, no Marista Rosário, mobilizamos a campanha do Natal Solidário durante esse período. A campanha objetiva levar alegria, sentido humano e significado cristão para o Natal de crianças e adolescentes atendidos nas Unidades Sociais da Rede Marista. A maior satisfação desses educandos é saber que alguém está se lembrando deles e os presenteando. É igualmente gratificante ver a dedicação e envolvimento dos nossos estudantes na mobilização e engajamento na campanha, tendo um cuidado para que todos os educandos das instituições sociais participantes sejam apadrinhados. Com o Natal Solidário deste ano, foram atendidos mais de 500 educandos, de quatro unidades sociais de Porto Alegre. A solidariedade sensibiliza, age e transforma, traduzindo na prática o ensinamento do próprio Jesus: “Todas as vezes que fizestes isto aos meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes" (Mt 25, 40).

Enquanto comunidade educativa, celebramos o Natal em momentos de cultivo com estudantes, em celebrações litúrgicas e num Sarau Natalino com os educadores. Celebrar é um ato que integra a dinâmica da vivência humana. Que os momentos celebrativos em torno do Natal sejam oportunidades para acolher, em nossos corações, a luz que vem do pequeno menino nascido numa humilde manjedoura e que trouxe um legado de amor e paz para toda a humanidade.


​Poesia de
Natal

​​Neste natal, o Colégio Marista Rosário também foi agraciado com uma poesia escrita pela vice-diretora da Escola Marista Santa Marta, Maria Rita Bertollo. ​

NATAL NO ROSÁRIO

Depois de longo tempo de pandemia

Estamos nós aqui, comemorando a vida!

Reunidos todos os que levaram adiante

O ano letivo nessa escola tão querida!

Quantos desafios! Ensino remoto, novas situações...

Atenção redobrada: aluno presente, aluno distante...

Notícias ruins, notícias boas, pareceres, resoluções

Nada nos desanimou, seguimos adiante...

Aprendemos muito com este tempo adverso

A valorizar o tempo, o espaço, a  essencializar...

Reforçamos  que  a presença, o afeto, a mediação

São condições básicas para bem educar!

Exercitamos nossa paciência

Mudamos rota, refizemos itinerário

Mesmo assim, nesse desafiador cenário

Conexão total com o Marista Rosário.

O ano de 2021 finda... O 2022 já se anuncia

Retornemos todos : adultos, jovens e crianças

Seguindo o lema Provincial  para o triênio

  - Ousemos a vida com esperança!

Esperança de dias melhores

Construção de um novo tempo pós-pandemia

Onde o desejo de Evangelizar e Educar

Seja a tônica do nosso dia a dia.

Feliz Natal  querida família Rosariense

Intencionalidade, amor e dedicação

Um trabalho incessante e responsável

Levando adiante a nossa nobre missão...​

Que o Deus menino que hoje celebramos

Habite seu lar, sua vida de um jeito especial

Sejamos solidários, amorosos e fraternos

Sejamos invadidos pelo espírito do Natal.


Um Feliz e Abençoado Natal!