Para além dos ensinamentos transmitidos em sala de aula, a escola deve ser um espaço que possibilite aos estudantes diferentes trocas e aprendizagens que superem o currículo tradicional. Nesse sentido, os Clubes e Grupos Estudantis são excelentes alternativas para o exercício do protagonismo juvenil e para a personalização da trajetória escolar, contemplando assuntos que atendem diversos interesses individuais e coletivos dos estudantes.
Pensando nisso, o Colégio Marista Rosário disponibiliza diversas atividades no turno inverso ao das aulas, contribuindo para o desenvolvimento de talentos e habilidades, proporcionando uma visão ampliada a respeito de diferentes temáticas e provocações que permeiam a sociedade. Com opções artísticas, culturais, científicas, esportivas e de solidariedade, essas ações auxiliam no aprimoramento do pensamento crítico, no autoconhecimento, na descoberta de aptidões e interesses, bem como configuram um importante espaço para a troca de experiências e a formação e o fortalecimento de vínculos entre os estudantes.
A partir disso e acompanhando as tendências e os interesses das gerações formadoras da comunidade escolar, novos clubes e grupos foram pensados e criados para atender as demandas dos estudantes.
Conheça os novos Clubes e Grupos Estudantis do Colégio Marista Rosário oferecidos aos estudantes do Ensino Médio:
Clube de Cinema e Humanidades
O Clube de Cinema e Humanidades foi pensado como o espaço para quem tem amor pela sétima arte. Nele serão apresentadas e discutidas as principais produções cinematográficas que marcaram época. Além disso, serão desenvolvidas concepções técnicas e conceituais sobre o cinema e outras áreas afins junto aos estudantes do Ensino Médio.
Clube de Leitura
A ideia deste clube, direcionando ao Ensino Médio, é debater aspectos importantes para a leitura e a escrita literária de maneira a contemplar aqueles que gostam de ler e/ou escrever e querem exercitar sua curiosidade, sua criticidade e sua criatividade. Dando início a oficina, com a proposta de uma seleção de contos de várias temáticas e estruturas, os estudantes discutirão os elementos da narrativa pensando também como potenciais fabuladores e escritores. Para além da sala de aula, a leitura e a escrita literária ajudam a nos constituirmos como indivíduos, contribuem para a formação da nossa personalidade e da nossa maneira de ver o mundo; assim, este clube é um momento para descobrir outras visões e discussões que podem também vir a fazer parte do repertório cultural, social e pessoal.
Clube de Artes
O Clube de Artes: murais e expressões visuais visa potencializar as habilidades artísticas dos estudantes do Ensino Médio, bem como a reflexão e o protagonismo na criação vivenciada na prática de ateliê. As atividades contemplam diferentes formas de produzir artes plásticas e visuais, contextualizando temas atuais e históricos, assim como a análise de obras consagradas, criação de projetos de exposições e pinturas murais, priorizando a ação do sujeito criador e o desenvolvimento do juízo de valor artístico.
Clube de Robótica
As tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e servem como instrumentos para a construção de aprendizagens. Nessa perspectiva, o Clube de Robótica utiliza esse cenário para construir as ideias do Pensamento Computacional e desenvolver a resolução de problemas. O clube, destinado inicialmente para os Anos Finais, agora também está disponível para estudantes do Ensino Médio.
Clube de Educação Financeira
Destinado aos estudantes dos Anos Finais, o Clube de Educação Financeira se estrutura em três movimentos importantes: primeiramente, o estudante é auxiliado a analisar a sua postura e seus conhecimentos financeiros; em um segundo momento, o objetivo se lança sobre o orçamento familiar e os planejamentos que ele requer; por fim, as atividades se voltam para um olhar sobre a Educação Financeira na nossa sociedade.
Clube de RPG
O Clube de RPG (Role Playing Game), ou jogo de interpretação de papéis, tem por objetivo desenvolver competências por meio da aplicação de diferentes sistemas de jogos e participação ativa dos estudantes na interpretação dos personagens criados de acordo com seus interesses. O jogo de intepretação estimula a leitura, sociabilidade, cooperação, uso da imaginação, lógica e flexibilidade dos participantes. Ao longo do semestre, o professor responsável buscará trabalhar com pelo menos dois sistemas de jogos diferentes, um previamente selecionado pelos estudantes, e outro indicado pelo professor e que estimule o desenvolvimento de conhecimentos escolares.
Clube de Programação
O Clube de Programação proporciona aos estudantes um espaço para desenvolverem seus próprios projetos, caso já tenham alguma experiência com as linguagens de programação, ou, ainda, aos iniciantes e curiosos da área, a oportunidade de aprender e começar sua jornada no mundo da programação e tecnologias correlatas. Os educadores do grupo atuam como facilitadores do processo, permitindo que os estudantes desenvolvam suas atividades com a maior autonomia possível, estimulando o aprendizado na prática.
Além dessas novas oportunidades, diferentes alternativas já vêm sendo ofertadas aos estudantes ao longo dos anos. Confira quais são os Clubes e Grupos Estudantis do Colégio Marista Rosário clicando aqui.