Navegar para Cima

Notícias

O espaço das artes em diferentes componentes curriculares

29/10/2021
Cultura
Em 31/10 se comemora o Dia Nacional da Poesia. Conheça alguns projetos desenvolvidos com os estudantes.

​​​*foto registrada antes do início da pandemia.


Mário Quintana escreveu que “quem faz um poema abre uma janela, [...] salva um afogado", pois os poemas são feitos para que aqueles que se sentem sufocados possam respirar. De fato, a poesia tem grande potencial transformador, e para valorizar esta que é uma das sete artes tradicionais, no dia 31 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento de Carlos Drummond de Andrade.

Combinar versos produzindo novos significados, despertando reflexões e aflorando emoções pode ser visto, muitas vezes, como um dom ou talento nato. É verdade que algumas pessoas apresentam maior aptidão para lidar com as palavras, mas essa também é uma habilidade que pode ser aprimorada por meio de estudo e prática constante.  Sabendo disso, o Colégio Marista Rosário desenvolve projetos que exploram essa temática em todos os níveis de ensino.  O mais tradicional é a Mostra Poética Rosariense, que este ano chega a sua 45ª edição. Neste evento, os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental declamam poemas de sua própria autoria e, após avaliação de uma Comissão Julgadora, os destaques são premiados com um troféu.

Outro exemplo recente é a atividade desenvolvida com o 1º ano do Ensino Médio no segundo trimestre deste ano. A partir da leitura do livro Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz, os estudantes produziram um poema com base nos temas apresentados na obra, como a importância da literatura e da poesia, a sociedade utilitarista e a arte como elemento potente de humanização. Além disso, a tarefa propôs a escrita de uma resenha crítica sobre a obra, em parceria com a disciplina de Produção Textual. “A proposta engloba a valorização das artes e da literatura, bem como a produção escrita a partir da leitura literária", explica a educadora Fernanda Borges Pinto. Uma comissão formada por professores do Ensino Médio avaliará os melhores poemas e os destaques serão valorizados com uma menção honrosa.

 

Muito além da escrita

Embora seja comum o entendimento de que poemas e poesias são uma coisa só, tratam-se de manifestações com definições diferentes. Enquanto o poema se limita à literatura, caracterizando-se por ser um texto composto por versos, estrofes e, muitas vezes, de rima, a poesia compreende um universo mais abrangente, podendo ou não estar vinculada às palavras, mas que também pode envolver pinturas, música, esculturas, interpretação teatral e demais categorias artísticas. Assim, poemas são produções poéticas, mas não são os únicos exemplos deste tipo de manifestação.

Com base nessa compreensão, outra atividade desenvolvida no Colégio que teve a expressão poética como objeto de estudo foi o projeto Autorretrato, por meio do qual os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental produziram, a partir da elaboração de um poema inspirado na obra Auto Retrato, de Mário Quintana, autorretratos poéticos também em forma de fotografia. A proposta foi realizada como colaboração entre os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Arte, com atividades desenvolvidas desde a orientação para a criação do poema até a introdução dos estudantes no universo da fotografia. “Foi elaborado um material por Língua Portuguesa para a realização da proposta. Arte, por sua vez, fez uma imersão com os estudantes nesse mundo da fotografia poética e dos autorretratos como realizações também artísticas, para além das selfies cotidianas", explica Carolina Panta, professora de Língua Portuguesa e responsável pela proposta.

 

45ª Mostra Poética Rosariense

Sempre muito aguardada pela comunidade escolar, a celebração é uma das mais tradicionais do Colégio. Realizada desde 1975, a Mostra Poética Rosariense volta a ser apresentada após o cancelamento da edição de 2020 em virtude da pandemia de Covid-19.

A Mostra é composta por poemas produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental como atividade do componente de Produção Textual. Os professores escolhem cinco produções de cada turma que estiverem mais de acordo com a temática proposta. A partir disso, os próprios estudantes escolhem os dois poemas que serão declamados na Mostra. Em seguida, os autores são convidados a fazer parte de uma oficina de declamação, momento preparatório para a apresentação de seus poemas.

A Mostra Poética é dividida em três blocos de declamação, com diferentes atrações artísticas entre cada uma delas, como apresentações musicais, abrilhantando o evento ainda mais. Neste ano, o evento será nos dias 17/11, das 8h às 10h30, com os estudantes do 6º e 7º anos EF, e 18/11, das 8h às 10h30, para 8º e 9º anos EF, em um formato híbrido, no qual os declamadores e jurados se reunirão no Salão de Atos do Colégio enquanto as apresentações serão transmitidas para o público virtualmente. O tema desta edição é Que meus olhos se abram em busca do horizonte, e foi escolhido para estimular os estudantes a olharem para o futuro com esperança, especialmente nos dias difíceis que estamos vivendo.

De acordo com a professora de Produção Textual e uma das organizadoras da Mostra Poética, Aline Augustin, a intenção é proporcionar ao estudante um momento de reflexão e posicionamento em relação ao que pensa e como indivíduo influente na sociedade, dando voz aos jovens e oportunizando um espaço para que possam expor seus sentimentos. “Poesia é falar da vida, declarar o que sente. A Mostra é um momento mágico: vemos estudantes descobrindo talentos que, por vezes, nem sabiam que possuíam. É um momento, também, de descoberta", relata a educadora, que admite que sentirá falta de ver o Salão de Atos lotado, mas está muito feliz com o retorno da celebração.

Quer conhecer um pouco mais sobre o componente curricular de Produção Textual? Então clique aqui e saiba mais sobre este e outros diferenciais dos Anos Finais do Ensino Fundamental.