O fantástico mundo da literatura de Shakespeare é apresentado aos estudantes

14/11/2019
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

​Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:

Por Letícia Corrêa Maier | 2º ano EM

​Na tarde do dia 14/11, estudantes do 4º ano EF assistiram a última apresentação da palestra “O Fantástico Mundo de William Shakespeare: reflexões sobre um dos maiores escritores de todos os tempos”, mediada pelo Assistente de Biblioteca Iuri Hatsek. O evento faz parte da programação da quarta e última Estação ArteLiterária de 2019, projeto inédito que propõe um calendário de eventos culturais para mobilizar a comunidade escolar ao longo de todo ano letivo, com o intuito de promover uma maior interação dos estudantes com as artes e a literatura.

Com o objetivo de incentivar a leitura das obras do autor entre os estudantes, o palestrante elaborou uma apresentação dinâmica com alguns fatos e curiosidades sobre a vida do autor e o contexto da época na qual ele vivia.

Embora boa parte dos participantes já conhecesse o nome de Shakespeare, devido a repercussão das suas obras, nenhum deles tinha noção da profundidade da sua literatura.  Com êxito, a apresentação conseguiu impactar os estudantes, que já faziam planos para lerem alguns títulos do autor, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca em versões adaptadas para o público infantil também.

Para a estudante Alicia Brittes, o livro escolhido foi o clássico “Romeu e Julieta” sobre o qual afirma já conhecer um pouco da história: “é um drama muito bonito”. Já para Manuela Araújo e Carolina Cainelli, ambas da turma 48, os títulos das obras do autor comovem. Para Carolina, o nome do livro “A Tempestade” passa a impressão de conter uma trama mais séria e pesada no sentido dramático.

O educador citou alguns dos motivos para as famílias incentivarem seus filhos a lerem o autor:

1) Shakespeare é universal;

2) É verdadeiramente um clássico;

3) É um dos maiores escritores de todos os tempos;

4) É atemporal;

5) As obras do autor são as segundas mais citadas do mundo, de acordo com a Literacy Encyclopedia, perdendo apenas para a Bíblia.