Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, costumava dizer que “o esporte fortifica o corpo e purifica a alma". Já para o Papa Francisco, “o esforço para se superar em uma disciplina atlética também serve como um estímulo para sempre melhorar como pessoa em todos os aspectos da vida". Pensando no quanto o esporte é importante em nossas vidas e para promover diferentes reflexões sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que ocorrerão em Tóquio entre os dias 23/7 a 8/8, as turmas dos Anos Finais EF irão participar de uma sequência didática da área de Ciências Humanas sobre o tema.
A professora Graziela Acosta explica que a intenção é abordar temas de estudos do componente Educação Física, como trabalho em equipe, os cuidados com a saúde e valores constituintes do indivíduo como a perseverança e a autoestima, que se relacionam com outras áreas. “Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são eventos esportivos que evidenciam os valores que a prática esportiva desenvolve, como ética e moral, e isso está ligado diretamente com Filosofia", afirma a professora.
Para dar início à sequência didática, no dia 25/6 ocorreu um webinar com convidados que tiveram experiências nos Jogos e estudantes que se destacam como atletas de esportes olímpicos. Conheça os participantes:
Ana Barbachan, ex-aluna rosariense e atleta olímpica de vela. Participou das edições dos Jogos Olímpicos de 2012, 2016 e participará em 2021.
Luciano Possamai, educador do Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves, já foi treinador e coordenador técnico da equipe brasileira de tênis de mesa paraolímpico.
Cibelle Jungblut, estudante do 3º ano EM e atleta de natação.
Ângela Piva, estudante do 8º ano EF e atleta de hipismo.
Segundo a professora Fernanda Felix, as aulas de Filosofia do 7º ano EF irão abordar o tema junto ao conteúdo sobre ética e moral e os estudantes criaram perguntas para os convidados do webinar. “As questões tiveram como base a ideia da ética na prática esportiva, o Fair Play e a importância do esporte para a construção desta moralidade baseada na cooperação e integração, entre outras virtudes", acrescenta.
Durante o webinar, a convidada Ana parabenizou a temática do encontro. “No Brasil, país do futebol, os outros esportes, como a vela que eu pratico, ficam um pouco a margem, por isso iniciativas como esta do Marista Rosário são muito importantes para que os jovens conheçam outras modalidades esportivas."
A ex-aluna acredita que a determinação, a disciplina, o foco, o respeito a regras, o sentimento de equipe e outros valores presentes no esporte a fizeram uma pessoa diferenciada. “O esporte me ajuda onde eu vou, traz crenças e princípios muito importantes para a minha vida. Quando eu era mais nova, nunca imaginei que fosse participar de uma olimpíada, e estou indo para minha terceira, então acreditem nos sonhos de vocês e trabalhem por isso que vocês irão alcançar!", finaliza.