“A Matemática não é algo que diz respeito a números, mas sim à vida. Ela é algo que nasce do mundo em que vivemos. Lida com ideias. E, longe de ser aborrecida e estéril, como muitas vezes é retratada, ela é cheia de criatividade". A frase do matemático Keith Devlin exemplifica bem a proposta da sequência didática da área de Matemática e suas Tecnologias com as turmas do 2º ano EM, que tem como tema Matemática e Arquitetura.
Em consonância com as demandas contemporâneas e com o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida em sociedade, a proposta busca formas novas e criativas de trabalhar os conteúdos nucleares de maneira contextualizada, atendendo sugestões dos jovens e trazendo pautas do interesse deles para as aulas, como mercado de trabalho, carreiras e projetos pessoais.
Para resolver o problema O que a Matemática tem a ver com isso?, os estudantes foram separados em grupos e irão entregar quatro atividades até o dia 30/9. Na primeira delas, chamada Conquista do primeiro imóvel, criarão o projeto de uma unidade habitacional de 40m², em duas e em três dimensões (2D e 3D), utilizando softwares como Planner5d.com, The Sims, Minecraft e Home Design. Na atividade 2, terão que calcular áreas e volumes de móveis e utensílios para mobiliar o imóvel criado na primeira tarefa. Na atividade 3, criarão uma piscina para a área de lazer da casa nova, e para encerrar, na etapa 4, terão que documentar todas as atividades realizadas ao longo da sequência didática por meio de um vídeo.
“Os alunos estão de parabéns pelo envolvimento na realização das propostas, nas sugestões de recursos e na execução de projetos que, até o momento, ultrapassaram as nossas expectativas", afirma o professor Luciano Stropper.
Segundo as Matrizes Curriculares Maristas, contextualizar o ensino da matemática significa aproveitar as relações existentes entre conteúdos e o contexto pessoal e cultural do estudante, garantindo significado ao que está sendo aprendido, auxiliando-o assim, a desenvolver a capacidade de relacionar os conceitos específicos estudados com as situações observadas e suas aplicações práticas da vida real.
“Estudamos geometria espacial e plana no segundo trimestre e é uma experiência bem diferente e legal poder aplicar o conteúdo na prática, em algo que tem a ver com nossa realidade", explica o estudante do 2º ano EM, Eduardo C.
A estudante Olivia S. também aprovou a ideia do projeto. “Tenho muito carinho por essa atividade porque Arquitetura é uma das minhas opções para faculdade, então estou tendo um primeiro contato e um pouco da prática na área antes mesmo de escolher o curso", afirma.
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