Oficina de Português para compreender Física

12/07/2019
Oficinas
Estudantes do 1º ano do Ensino Médio participaram de oficina com dicas para interpretação de questões

​​​​Desde a entrada no Ensino Médio, os estudantes do 1º ano têm em mente que se aproxima a hora de encarar vestibulares e processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Por isso, a revisão e o aprofundamento dos conteúdos se intensificam nesta fase da vida escolar.

Para auxiliar na assimilação das questões de Física, uma das disciplinas em que os estudantes apresentam dificuldades, o professor do componente curricular, Junior Frezza, e a professora de Língua Portuguesa, Belkis de Oliveira, uniram os conhecimentos das áreas da Ciências da Natureza e das Linguagens na Oficina de Interpretação de Enunciados.

A ideia é que os estudantes compreendam e interpretem significativamente textos e vocábulos específicos para facilitar o desenvolvimento e a resolução de problemas. Durante a atividade, Belkis explicou aos jovens os elementos constitutivos de uma questão de múltipla escolha e estratégias para a resolução do enunciado.

Uma das dicas é decompor a questão, levando em conta os seguintes elementos: teoria envolvida, dados, comando, conferência das unidades de medida, equação e resolução. Além disso, é importante interpretar a pergunta estabelecendo relação de causa e consequência e comparação entre elementos e análise. Durante a atividade, os rosarienses resolveram questões com o auxílio dos educadores, aplicando o passo a passo.​