Orquestra Villa-Lobos leva música à Feira do Livro Rosariense

05/10/2018
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2018

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:

Por Lorenzo Mello | 2º ano EM

Dentro das atividades da 26ª Feira do Livro Rosariense, a manhã de quinta-feira, 4/10, foi de música no Marista Rosário. Com apresentações no Salão de Atos, a Orquestra Villa-Lobos despertou a atenção de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e educadores.

Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, subiram ao palco cerca de 40 alunos da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Ao apresentar o grupo, Cecília destacou que a Orquestra Villa-Lobos é um projeto no qual, por meio da música, luta contra a vulnerabilidade social na Vila Mapa.

Antes da apresentação para os Anos Finais e Ensino Médio ser iniciada, o diretor do Marista Rosário, Ir. Onorino Moresco, convidou o público para “se encantar com a beleza da música e com as individualidades de cada um". Na abertura do concerto, foi interpretado Isn't She Lovely, de Stevie Wonder.

Em um repertório eclético, marcaram presença compositores nacionais como Ary Barroso, e também canções estrangeiras, de Paul McCartney, Bruno Mars e do quinteto Jackson 5. Ao introduzir a música Mais que Nada, de Jorge Ben Jor, a maestra ressaltou a influência da música afro, inspirada pelo lema da atual edição da Feira do Livro Rosariense, Vozes da África: um continente de histórias, cores e amores.

Envolvendo diversos instrumentos, dos mais simples, como violão e flauta, até os mais complexos de serem tocados, como violino e violoncelo, os jovens músicos encantaram a plateia, sendo fortemente aplaudidos após cada canção. A Feira do Livro Rosariense continua até 11/10.​

Orquestra Villa-Lobos | Créd. Rodrigo Ferretti (Projeto Eu, Repórter)