Para fortalecer o encantamento dos estudantes pela leitura, despertar a curiosidade e inspirar as relações com o mundo por meio das palavras, o Colégio conta há mais de duas décadas com o projeto Pequenos Escritores.
A atividade é desenvolvida com as turmas de 2º ano do Ensino Fundamental durante todo o ano letivo, com o objetivo de ampliar o repertório linguístico das crianças. De forma coletiva - e ao mesmo tempo individual -, cada estudante colabora na construção de uma narrativa poética, produzindo sua estrofe e deixando sua marca registrada de pequeno escritor.
Neste ano, a temática do livro será O 2º ano EF na Terra do Nunca, baseado na obra original e na releitura do clássico infantil Peter Pan. Para isso, os estudantes assistiram filmes, leram livros e se aprofundaram ainda mais sobre a história do personagem que gostaria de ser criança para sempre.
O resultado final dessa brincadeira com versos e rimas será o lançamento de um livro, com textos e ilustrações autorais, fazendo com que cada turma viva a experiência de ser protagonista de uma grande aventura literária. Segundo a professora Joseana Rodrigues, o projeto visa marcar a escrita enquanto prática social, além de ser muito importante para a construção pessoal dos estudantes. “É um trabalho com uma proposta muito significativa. Os estudantes compreendem sobre a importância da escrita, sabem que a obra será lida por educadores, familiares e amigos, e se sentem protagonistas", destaca.
Após a etapa de construção do texto, chega a hora de dar asas à imaginação e partir para a ilustração. Entre os dias 20 e 22/10, ocorreu uma oficina com a professora de Arte dos Anos Finais EF, Carolina Magni, para inspirar os estudantes com diversas ideias, além de auxiliar na confecção dos materiais e técnicas para a versão impressa do livro.
Desde sua criação, o Pequenos Escritores, que faz parte do Programa de Formação de Leitores do Colégio, está constantemente se ressignificando. O processo reforça o jeito marista de educar e faz com que o estudante possa vivenciar a leitura por meio de práticas pedagógicas que envolvem a escrita e a criticidade do leitor, tendo contato com gêneros e tipologias textuais, expandindo ainda mais o seu conhecimento literário.
Pequenos Escritores 2020
Em razão do distanciamento social imposto pela pandemia, no ano passado a construção coletiva do projeto precisou ocorrer de forma online, resultando em um e-book. Porém, um novo capítulo dessa história será escrito no dia 6/11, com o lançamento da obra impressa em um momento muito especial organizado na Quadra 1, respeitando todos os protocolos estabelecidos.
O lançamento oficial para os estudantes deste ano será comunicado em breve.
Como incentivar o gosto pela leitura
Antes mesmo da alfabetização, as crianças já podem ter contato direto com os livros. Seja em casa ou no Colégio, diversos espaços podem fazer parte das brincadeiras envolvendo a leitura. Além disso, a narração das histórias também pode gerar interesse nos pequenos.
Aqui no Marista Rosário, o incentivo à leitura começa desde a Educação Infantil com visitas na biblioteca. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, a prática se intensifica com o início da alfabetização realizada por meio dos gêneros textuais e valorizando a comunicação e o protagonismo.
Toda nova palavra se torna motivo de descobertas e inspiração. As crianças mergulham nessa nova fase que estimula o raciocínio e o bom funcionamento da memória, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa e traz um conhecimento amplo e diversificado sobre o mundo. Os benefícios, quando estimulados desde cedo, também desenvolvem a criatividade, a imaginação e, principalmente, a habilidade com a escrita.
Leitura para terceiranistas e vestibulandos – UFRGS 2020/2021
Se ler é um hábito importante no cotidiano de qualquer pessoa, para os estudantes terceiranistas e em época de vestibular é algo ainda mais essencial. Por isso, nos dias 25 e 27/10, ocorre o Seminário de Leituras Obrigatórias para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Confira abaixo a programação completa:
Segunda-feira, 25/10:
14h30: Altair Martins – Deixe o quarto como está, de Amilcar Bettega.
15h35: Fernanda Borges – As meninas, de Lygia Fagundes Telles.
16h50: Ana Cristina Pereira – Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo.
Quarta-feira, 27/10:
14h30: Carlos Augusto Leite – Construção (disco/álbum), de Chico Buarque de Holanda.
15h35: José Francisco Botelho – Hamlet, de William Shakespeare.
16h50: Guilherme Gutierres Suman – Papéis avulsos, de Machado de Assis.
OBS.: Solicitamos que os estudantes compareçam Salão de Atos às 14h para cumprirmos os protocolos sanitários.