Mobilizados pelo Dia Mundial da Limpeza Urbana, comemorado em 27/8, estudantes do Grupo de Educação Ambiental (GEA) do Colégio Marista Rosário colocaram em prática uma nova iniciativa sustentável que surgiu na Suécia e combina o running (corrida) e outros esportes ao ar livre com o cuidado do meio ambiente. Conhecido como plogging, o movimento reuniu nove integrantes do grupo, que aliaram a prática de exercícios físicos com o recolhimento de resíduos em locais como Parcão, Parque Marinha do Brasil e Redenção, em Porto Alegre.
Ao todo, o grupo percorreu 10 quilômetros e recolheu cerca de 11 sacolas de lixo em parques, praças e monumentos de seus bairros. Conforme o professor que coordena o grupo, Paulo Prates, o objetivo da ação é promover a reflexão sobre a responsabilidade que cada cidadão tem na produção e descarte do seu lixo, incentivando os jovens a agir em benefício do meio ambiente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os detritos urbanos englobam os resíduos domiciliares, originários de atividades domésticas em residências urbanas, e os rejeitos de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza.
A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Maria Eduarda N., conta que optou por praticar o plogging junto com a colega Analiz no Parcão. “A gente foi caminhando, conversando e carregando junto conosco um saco de lixo que enchíamos cada vez que achávamos algum lixo pelo caminho. Inicialmente, acostumadas a caminhar pelo parque, nem percebemos o lixo, que ficava em sua maioria escondido entre os arbustos, no entorno do lago ou entre árvores", conta.
As duas recolheram três sacos de lixo grandes, dois de lixo seco e um de orgânico. “Fazer a atividade foi bastante interessante, porque, antes, eu já tinha o costume de recolher os lixos que via na rua enquanto caminhava pelo Bairro com meu cachorro, mas nunca tinha ido para algum lugar com o objetivo específico de praticar o plogging. É uma prática essencial porque mostra como o nosso bem-estar está aliado à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente. Ter espaços de lazer na cidade é muito importante, e tê-los limpos mais ainda. Incentivar essa atividade, até entre crianças, é mostrar que devemos cuidar da natureza e dos espaços em que convivemos", completa.
Saiba mais sobre o plogging
A palavra plogging vem do sueco plocka upp (recolher) e do inglês jogging (correr). A atividade foi idealizada pelo sueco Erik Ahlström. Ao mudar-se de sua localidade natal para Estocolmo em 2016, começou a limpar o lixo dos lugares que ele passava quando fazia esporte. O plogging é um movimento global que aproveita o running e outros esportes ao ar livre para retirar os resíduos que sujam as nossas cidades e espaços naturais. A ideia desta iniciativa sustentável é que os participantes (ploggers) saiam para rua com um saco de lixo com a ideia de recolher os desperdícios que encontrarem durante a prática esportiva.
Combine com outros exercícios
Aproveite os momentos de recolhimento dos resíduos para movimentar o corpo, fazendo agachamentos e flexões.
Teste outros esportes
Você também pode praticar o plogging ao caminhar, andar de bicicleta ou remar.
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GEA em ação
Além do plogging, o Grupo de Educação Ambiental (GEA) dedica a semana em alusão ao Dia Mundial da Limpeza Urbana a refletir sobre as atitudes da comunidade educativa em relação ao lixo produzido diariamente. A primeira atividade foi uma observação do comportamento das turmas, a partir do experimento de deixar uma bolinha de papel ao lado das lixeiras e ver quem se mobilizava em colocar o resíduo na lixeira correta. Foram analisadas quatro situações: tempo em que o lixo permaneceu no chão, se quem juntou era homem ou mulher, se foi educador ou estudante e se colocou no lixo correto.
Resultados: foram analisadas seis salas de aulas do 1º e 2º anos do EM. Total de tempo do lixo no chão: 6h22. Um monitor e cinco estudantes recolheram o lixo. Dois homens e quatro mulheres juntaram o lixo e descartaram. Todos os lixos foram depositados na lixeira correta. Os lixos ficaram em média 1h no chão.
Além disso, o grupo realizou a pesagem do lixo (papel e plástico) produzido em uma manhã em quatro salas de 1º e 2º anos do EM, obtendo os seguintes resultados:
Sala 1: 777g
Sala 2: 542g
Sala 3: 249g
Sala 4: 121g
Conheça o Grupo de Educação Ambiental (GEA)
Público-alvo: estudantes do Ensino Médio
Trabalha questões referentes à ecologia e sustentabilidade por meio de ações, oficinas e palestras para que os rosarienses debatam sobre o assunto e transmitam conhecimentos para colegas, amigos e familiares. Os encontros ocorrem no App Teams nas quintas-feiras.