Navegar para Cima

Notícias

Podcast é tema de conversa com estudantes do 7º ano EF

17/04/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

​​Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter​ , iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:​

Texto: Eduardo Peretto Scapini | 1º ano EM
Fotos: Mariana Coutinho Raggio | 1º ano EM

Durante a 1ª Estação ArteLiterária do Colégio Marista Rosário, na quarta-feira, 17/4, nas dependências das Salas Multiuso da Biblioteca, as turmas do 7º ano EF participaram de uma atividade apresentada pelo doutorando em Comunicação e podcaster Andriolli Costa. Nela, discutiu-se sobre folclore e o surgimento do Podcast como uma forma de jornalismo cada vez mais respeitada.

Segundo Andriolli: “o jornalismo deve ser algo mais humano, em que o afeto, no sentido de afetar o interlocutor, esteja presente, também se importando com a ética da matéria, respeitando fontes e informações".

O convidado também comentou sobre a ascensão do podcast no Brasil, além de como as redes de podcast estão a busca de conteúdos diversos para todos os públicos. “Um sinal do crescimento é de que há o investimento de grandes veículos do jornalismo impresso e rádios nesta forma de comunicação com seus assinantes, com decisões sendo tomadas a partir do conhecimento de seu público e a busca por informações que agradem novos assinantes", afirma.

O que é Podcast

Forma de mídia que busca, a partir do meio do áudio, tratar sobre algum tema, podendo ser de grande aprofundamento, contendo vários episódios, ou, somente um pequeno boletim de notícias de cinco minutos.

Sobre o convidado Andriolli Costa

Graduado em Comunicação Social: Habilitação Jornalismo (UFMS), mestre em Jornalismo (UFSM), doutorando em Comunicação e Informações (UFRGS), além de responsável pelo podcast Poranduba, em que trata de folclore brasileiro, relacionando-o com temas do cotidiano, propondo reflexões e conduzindo entrevistas com personalidades da cultura brasileira.

Crédito Mariana Coutinho Raggio (8).JPG