Ao longo do ano, estudantes do 3º ano EM
foram desafiados a construir uma Caixa de Memórias. A atividade, que faz parte
do Projeto Transição, tem como objetivo promover ações que favoreçam reflexões
e a ressignificação da trajetória escolar e pessoal do estudante terceiranista,
que vivencia a finalização de um ciclo na escola.
A partir da expressão artística e utilizando diferentes materiais, como fotos e
imagens, cada estudante foi motivado a customizar a sua caixa, a partir
de elementos e cores que refletem seus interesses e preferências. A
construção deste símbolo faz referência às recordações e
experiências vividas no tempo da escola,
oportunizando aos estudantes a imersão nas suas histórias de vida.
“Ao final do ano letivo, ocorre a culminância do projeto,
quando os estudantes irão revisitar suas memórias, compreendendo os sentimentos
que estão relacionados ao período de transição que estão vivendo e buscando
maior conexão com a sua história: o passado, o presente e o futuro que está por
vir”, afirma a orientadora educacional Andrea Backes.
Encerramento do 3º ano EM
No último trimestre, várias atividades foram
desenvolvidas com os estudantes do Terceirão na intenção de proporcionar a
reflexão sobre o vínculo com o Marista Rosário, vislumbrando, ainda, as novas
etapas de suas vidas a partir das escolhas feitas.
Dentre as diferentes atividades que
ocorreram estão o Dia de Convivência, em 6/12, na Fazenda Quinta da Estância; a Celebração
em Ação de Graças nos dias 15/12 (para as turmas 301, 302 e 303) e 16/12 (para
as turmas 304, 305 e 306), às 20h, na Paróquia Pão dos Pobres; e a Solenidade
de Conclusão no dia 17/12, às 16h (para as turmas 301, 302 e 303) e às 20h
(para as turmas 304, 305 e 306), no Centro de Eventos da PUCRS.
Sobre o Projeto Transição
Desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE),
o projeto proporciona experiências e informações sobre as características e
desafios a cada nova etapa da vida escolar, favorecendo a integração do
estudante. Ocorre no Nível 3 da Educação Infantil, no 5º e 9º anos EF.
O que é Projeto de Vida
Segundo o documento Projeto de Vida - A
construção da integralidade da pessoa da Rede Marista, o Projeto
de Vida é algo dinâmico e processual, que ocorre de maneira contínua e implica
um movimento de retomada constante a partir das vivências que cada sujeito vai
experimentando durante sua vida.
A elaboração do projeto de vida é uma demanda presente na
vida escolar, pois implica construir-se como pessoa, e para isso, é fundamental
que o sujeito conheça a si próprio, ao outro e aos contextos culturais.
Segundo o Projeto Educativo do Brasil Marista, “construir
um projeto de vida significa sonhar, planejar e viver em um movimento dinâmico
de construção e reconstrução de si mesmo, de estabelecimento de metas e revisão
constante de objetivos, fundamentando-os em valores éticos e cristãos, que são
a força motriz da vida e dão sentido a ela”.