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Volta às aulas com foco na educação socioemocional

22/02/2021
Projetos
Colégio lança projeto para desenvolver competências como autoconsciência e autoconhecimento

​​​​​​Baseado nas competências socioemocionais presentes nas 10 competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e considerando o contexto da pandemia, o Colégio Marista Rosário dá início ao ano letivo com foco no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes com o lançamento do projeto Educação Socioemocional.

A primeira atividade será no dia 23/2 para os educadores, com a palestra da doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha. A proposta é que os professores possam promover experiências psicoeducativas, que contemplem um trabalho permanente com aprendizagem socioemocional para o desenvolvimento de sujeitos socialmente competentes. 

A orientadora educacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Caroline Becker, explica que o projeto tem o objetivo de contribuir para a promoção de uma educação integral que desenvolva estudantes protagonistas, autônomos e reflexivos. “Cidadãos capazes de gerenciar relacionamentos, apresentar autocontrole, autoconsciência e consciência social. Sujeitos aptos a construir relações interpessoais produtivas para seu crescimento pessoal nas esferas mente, coração, corpo e espírito, buscando um convívio harmonioso e saudável com os outros”, explica. 

O projeto se estende ao longo dos próximos meses, dividido em quatro ciclos de vivências, direcionados para cada nível de ensino. A metodologia de vivências com as turmas irá ocorrer em aulas que correspondem a tarefas estruturadas e a partir de situações de vida diária. Despertar a autoconsciência e autoconhecimento, autocuidado, consciência social e habilidade de gerenciar relacionamentos estão entre as competências a serem desenvolvidas por meio das atividades.​

Saiba mais

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é uma política educacional que visa normatizar e orientar o processo de ensino-aprendizagem nacional, nas redes pública e privada de ensino. É a referência obrigatória que deve servir como base à construção de todos os currículos pedagógicos da Educação Básica nacional. Como tal, pedagogicamente, se fundamenta no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.​

Confira quais são as 10 competências:

1 - Conhecimento

2  - Pensamento científico, crítico e criativo

3 - Repertório cultural

4 - Comunicação

5 - Cultura digital

6 - Trabalho e projeto de vida

7 - Argumentação 

8 - Autoconhecimento e autocuidado

9 - Empatia e cooperação

10 - Responsabilidade e cidadania