As vivências gastronômicas da apresentadora da Rede Brasil Sul de Televisão (RBS TV), Alice Bastos Neves, transmitidas no Jornal do Almoço (JA) durante a cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, inspiraram a turma do N3B, do nível 3 da Educação Infantil, a conhecer o mundo por meio da culinária.
Tudo começou quando os estudantes entraram em recesso e foram convidados a registrarem em uma caderneta os principais momentos das férias. No retorno, um assunto em comum chamou a atenção nos relatos: as curiosidades sobre as Olimpíadas.
A professora Anelise Saraiva passou a incentivar estudos sobre a cultura e a culinária do Japão tendo as matérias da jornalista no quadro Itadakimasu, que significa “bom apetite" em japonês, como inspiração. As crianças aprenderam que no país oriental os ovos cozidos são vendidos em saquinhos, que o sorvete tem forma de emojis e o bolo formato de pudim. Além disso, muitos pratos têm como base o feijão.
Foi então que surgiu a ideia de preparar uma receita feita com a leguminosa, com a ajuda da nutricionista Ana Claudia Gonçalves e convidar a apresentadora para provar e conversar com a turma para enriquecer as aprendizagens. O encontro ocorreu de forma online pelo Teams no dia 25/8 e marmitas com brownies de cacau com feijão, personalizadas com desenhos, foram enviadas para a equipe da emissora experimentar a iguaria. A troca de experiências foi registrada pela apresentadora no JA.
Confira:
A viagem gastronômica da turma teve início pelo Japão, mas o projeto, que ganhou o nome de Comidas do Mundo segue ao longo do semestre com novas vivências. Os estudantes foram divididos em duplas para dar continuidade às pesquisas sobre os pratos típicos de outros países.
Confira a receita
1 xícara e meia de feijão só o grão sem tempero
1/2 xícara de açúcar demerara
1/2 xícara de chocolate em pó 70% cacau
3 ovos
1/3 de xícara de óleo
1/2 colher de sopa de fermento químico
Bate tudo no liquidificador depois acrescenta as gotas de chocolate.
Assar em forno médio por uns 30 min.
Pedagogia de projetos
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório familiar e cultural. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos com as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como os pequenos se relacionam entre si e com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, os projetos emergem das curiosidades trazidas, sendo oferecidas experiências e exploração de diversos materiais a fim de oportunizar a construção e a qualificação de seus saberes.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores e cumprem os objetivos de aprendizagem apontados nos Campos de Experiências presentes na Matriz Curricular da Educação Infantil Marista. Isto é, desenvolvem experiências de grafismo, corporeidade, música, literatura e pesquisa, além de experiências envolvendo o contato com a natureza, construções matemáticas, jogos de consciência fonológica e linguagem tecnológica.