Navegar para Cima

Notícias

Quaresma: tempo de oração e discernimento

03/03/2022
Espiritualidade
De 2 de março a 14 de abril vivenciamos o período quaresmal

​Momento Pastoral​

​A partir do dia 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas, damos início ao tempo da Quaresma. Esse período, pelo catolicismo, compreende os quarentas dias que antecedem à Páscoa. Nesse momento, somos convidados a intensificar os momentos de silêncio, o cultivo da interioridade, a oração e o discernimento.

Tempo para oração e discernimento

Segundo a tradição católica, a Quaresma é o momento para silenciar e buscar em nossa interioridade, as respostas aos questionamentos internos, a sermos pessoas melhores e estar em contato com nossa espiritualidade. É tempo de discernimento, conversão e partilha. Inspirados nas palavras do Papa Francisco, "Que o ódio deixe lugar ao amor, a mentira à verdade, a vingança, ao perdão e a tristeza, à alegria", somos incentivados a potencializar um olhar atento para nossos caminhos e para os espaços onde estamos inseridos, com objetivo de garantir que o amor tenha a voz mais forte e que a verdade, a alegria e o perdão sejam a base das nossas relações.

Em sua reflexão para o tempo quaresmal desse ano, o pontífice propõe que sejamos semeadores do bem, partilhando-o entre as pessoas. Dessa forma, "que a vida encontre a sua verdade e beleza menos no possuir do que no doar, menos no acumular do que no semear o bem e partilhá-lo". A proposta é inspirada na carta aos Gálatas: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos" (Gal 6, 9-10a). É tempo de cuidar de quem está próximo e necessita de ajuda: “a Quaresma é tempo propício para procurar, e não evitar, quem passa necessidade; para chamar, e não ignorar, quem deseja atenção e uma boa palavra; para acolher, e não abandonar, quem sofre a solidão. 

Educa com sabedoria, ensina com amor

Junto à Quaresma, também vivenciamos a Campanha da Fraternidade. É uma iniciativa da Igreja no Brasil - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, anualmente propõe uma temática, a partir da realidade vivenciada em nossa sociedade. A Campanha tem por objetivos provocar um olhar atento, reflexivo e dialogal, fundamentados nas Sagradas Escrituras, e propor caminhos favoráveis ao humanismo integral e solidário. Nesse sentido, o tempo da quaresma é um período propício para o lançamento da campanha, cujos desdobramentos e ações se estendem ao longo do ano.

Neste ano, a CF traz como tema “Fraternidade​ e Educação”, e como lema, “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Alinhado com o Pacto Educativo Global, lançado em outubro de 2020, o tema da campanha nos provoca a pensar sobre a importância dos processos educativos em nossas práticas diárias. Precisamos “reaprender a amar, a perdoar, a cuidar, a curar, a dialogar e a servir a todos” (Texto-base, n. 8), permitindo que a educação posso difundir um novo modelo à visão de ser humano, à vida, à sociedade e à relação com o meio. Essa premissa nos provoca a pensar sobre a importância dos processos pedagógicos em nossas práticas diárias. Além disso, propõe que sejamos “Discípulos da Palavra”, ou seja, aprendizes dos ensinamentos de Jesus. 

Que possamos nos engajar na caminhada Quaresmal, realimentando nossa espiritualidade e enaltecendo a alegria de conviver fraternalmente com quem percorre a mesma trajetória.​

​Celebração de Cinzas

​Para refletirmos sobre este momento, nesta quinta-feira, dia 3/3, o Serviço de Pastoral Escolar realiza a Celebração de Cinzas para educadores rosarienses em dois horários: às 8h30 e às 14h30, na Capela do Colégio, com o Padre Gelson Ferreira.​​​​​


Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade vivenciada na Rede Marista aqui.​