Receitas para se alimentar de forma saudável no verão

03/01/2022
Confira recomendações e dicas para uma alimentação balanceada e saborosa

​​Escolher quais alimentos farão parte do cardápio familiar é sempre um desafio, especialmente no verão, época em que uma alimentação mais leve e refrescante ganha a preferência para combater o calor. Além de consumir alimentos ricos em líquidos, em qualquer estação a regra de ouro é optar por alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

Para compreender melhor as diferenças entre estas categorias, no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006 e atualizado ao longo dos anos, é possível encontrar informações importantes sobre as diretrizes alimentares do governo federal para a população. A publicação do Ministério da Saúde explica que o tipo de processamento empregado na produção dos alimentos condiciona o perfil de nutrientes, o gosto e o sabor que agregam à alimentação, além de influenciar com quais outros alimentos serão consumidos, em quais circunstâncias (quando, onde, com quem) e, mesmo, em que quantidade. O impacto social e ambiental da produção também é influenciado pelo tipo de processamento utilizado.

As recomendações gerais que orientam as escolhas de alimentos para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada e, ao mesmo tempo, promotora de sistemas alimentares socialmente e ambientalmente sustentáveis, levam em conta quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção.

Conheça as categorias e as recomendações sobre seu consumo:

Alimentos in natura ou minimamente processados: São aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas. Exemplos incluem grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

Faça deles a base da sua alimentação.

Óleos, gorduras, sal e açúcar: A segunda categoria corresponde a produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Exemplos desses produtos são: óleos, gorduras, açúcar e sal.

Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

Alimentos processados: A terceira categoria corresponde a produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.

Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.

Alimentos ultraprocessados: A quarta categoria corresponde a produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. Exemplos incluem refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão instantâneo”.

Evite alimentos ultraprocessados.

Para ajudar com alternativas saudáveis, a nutricionista do Colégio Marista Rosário, Ana Claudia Gonçalves, separou algumas receitas realizadas ao longo do ano nas aulas de culinária com as turmas:​

Suco galáctico

1 litro de suco de laranja

3 fatias de abacaxi

1 maçã

3 folhas de couve

Bater tudo no liquidificador e finalizar com gelo seco para a fumaça! Fica uma delícia!

Picolé refrescante

Ingredientes:

Água de côco ou suco de abacaxi natural

Abacaxi picado

Folhas de hortelã

Em forminhas de picolé ou copinhos, colocar os abacaxis picados e a hortelã, em seguida preencher com a água de côco ou suco natural de abacaxi.

Salada colorida

Alface americana

Cenoura ralada

Beterraba ralada

Tomate picado

iscas de frango grelhado

Croutons

Higienizar os vegetais com solução clorada (1 colher de água sanitária especial para alimentos e 1 litro de água, deixar imerso por 15 minutos, depois lavar em água corrente).

Misturar todos os ingredientes e temperar à gosto.

Palitinhos de queijo com manjericão

2 xícaras de farinha de trigo ou outra

1/2 xícara de queijo ralado

1 pitada de sal

2 colheres de manteiga em temperatura ambiente

1/2 xícara de água morna batida no liquidificador com folhas de manjericão

Misturar todos os ingredientes primeiro secos depois líquidos. Modelar os palitinhos para que fiquem com a espessura de um dedo. Assar em forno médio 180°C por 30 minutos ou até dourar.

Brigadeiro de banana

4 bananas

4 colheres de cacau em pó

8 colheres de leite em pó