Conheça o Redação Nota 1000

17/12/2020
Preparação para o futuro
Projeto busca qualificar a produção textual dos estudantes do Ensino Médio

​A linguagem é elemento fundamental e permeia todo o processo de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, atua a partir das práticas dos sujeitos em diferentes espaços da comunicação humana, desde as mais cotidianas até as mais formais, propiciando aos estudantes a compreensão de serem agentes no mundo social, em interações mediadas por palavras, imagens, sons, gestos e movimentos aos quais implicam posicionamento crítico e protagonismo. Em outras palavras, a linguagem condiciona a ação humana, pois perpassa toda a realidade sociocultural dos seres.

Quando o estudante já está próximo à conclusão da vida escolar, iniciam-se alguns anseios naturais do novo ciclo: a transição da escola para a faculdade, a escolha da profissão e todos os outros desafios que serão enfrentados ainda durante a prova do vestibular. Uma das partes mais importante das provas de ingresso ao ensino superior, que possui grande peso na nota final, é a redação. No vestibular, ela surpreende muitos estudantes, porque, para grande parte dos vestibulandos, os temas propostos nas provas parecem subjetivos e incompreensíveis.​

Buscando facilitar, qualificar e ampliar a produção escrita, durante os meses de novembro e dezembro, o Colégio Marista Rosário desenvolverá um projeto de produção textual com os estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio. Trata-se da parceria com a plataforma Redação Nota 1000, a qual tem um suporte de tecnologia favorável e inovador para a avaliação textual e desenvolvimento da escrita. No atual contexto, mediado pelo ensino na bimodalidade, a utilização da plataforma irá contribuir com o desenvolvimento e acompanhamento das atividades online.

“Acreditamos que esse é mais um projeto que poderá potencializar o processo de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes, além de oferecer novas possibilidades de desenvolvimento da escrita." comenta a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Carla Spagnolo.

A plataforma possibilita a postagem e o acompanhamento de tarefas de redação de cada estudante, acompanhamento de interações dos alunos com as suas atividades, acesso a mais de 400 temas de diversos gêneros textuais e diversos recursos: envio de redações manuscrita, colocação de comentários no texto, reescrita, relatório de desempenho detalhados dos estudantes e da turma.

Quer saber mais sobre a plataforma? Acesse o site: https://www.redacaonota1000.com.br/