Navegar para Cima

Notícias

Robótica do Marista Rosário participa da POA Geek Week

29/04/2019
Nosso jeito de educar
O evento contará com a participação de trabalhos desenvolvidos durante as aulas da Atividade Complementar de Robótica

​Entre os dias 2 e 5/5, ocorrerá a primeira edição da POA Geek Week – Games, Tecnologia e Entretenimento. O evento será na PUCRS e contará com a participação de trabalhos desenvolvidos durante as aulas da Atividade Complementar de Robótica do Marista Rosário. Segundo o instrutor Guilherme Bilhalva, o Colégio irá expor três projetos desenvolvidos pelos estudantes: piano eletrônico, robô guia e mão biônica de Lego.

Utilizando o Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, o piano eletrônico mostrou aos estudantes dos Anos Finais como funciona a parte eletrônica do instrumento. Nas aulas dos Anos Iniciais, utilizando o sensor de cor, foi definida uma cor diferente para cada nota musical.

​​

Desenvolvido em apenas duas semanas, também com Arduino, o robô guia tem como objetivo auxiliar deficientes visuais a se locomover por meio de sensor e estímulos. Usando um sensor ultrassônico, o robô emite um sinal sonoro sempre que surgir algum obstáculo a frente parecido com os sensores quando os carros dão ré, mas portátil. 

2019_04_29_POA Geek Week (14).jpg

Já a mão biônica foi construída com Lego. Ela é acionada por sensores para controlar os dedos e parte do projeto de um exoesqueleto, podendo ser utilizada para auxiliar a deficientes físicos que perderam dedos ou a mão, auxiliando-os a segurar objetos, por exemplo.

“Nas aulas, procuramos contextualizar os projetos desenvolvidos com situações da vida real, como por exemplo, auxiliar um deficiente visual a se locomover sem uma bengala ou um cão-guia", explica o educador Guilherme. 

Sobre o POA Geek Week:

Em 5mil m², o evento contará com mais de 20 atrações como áreas temáticas, espaço para campeonatos de eSports, jogos eletrônicos, séries, filmes, quadrinhos e personalidades do cenário geek.