Navegar para Cima

Notícias

Rosário Café debate Lugar de Fala na 2ª Estação ArteLiterária

04/06/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

​Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:

Por Lorenzo Mello | 3º ano EM 

Na segunda-feira, 4/6, ocorreu o primeiro Rosário Café de 2019, com o tema Lugar de Fala. Realizado na Biblioteca, o evento fez parte da programação da 2ª Estação ArteLiterária do Marista Rosário.

Tradicionalmente, o Rosário Café reúne os estudantes do Ensino Médio para debates sobre arte e cultura a partir de obras literárias. Desta vez, sob condução das professoras de Literatura Ana Cristina Pereira e Fernanda Borges, o evento abordou o compartilhamento de experiências e a contemplação da diversidade por meio da fala e da escuta. O tema foi sugerido pelos próprios estudantes. O debate teve como inspiração o livro O que é lugar de fala?, da filósofa brasileira Djamila Ribeiro.

Participando pela primeira vez do Rosário Café, a professora Fernanda Borges destacou o tom intimista. “O tom de conversa quebrou a distância entre professor e aluno, que pode ocorrer em sala de aula, e proporcionou uma discussão mais próxima, com liberdade para falar e perguntar", relatou.

Na opinião da educadora Ana Cristina Pereira, que participa do projeto desde o início, a primeira edição de 2019 cumpriu seu objetivo. “O intimismo permitiu que as pessoas se soltassem e se expressassem, ocupando seu lugar de fala, tanto para apresentar suas dúvidas quanto para colocar suas ideias e seus sentimentos".

A 2ª Estação ArteLiterária do Marista Rosário segue até 7 de junho, com atividades voltadas para todos os níveis de ensino. A programação inclui exposições, oficinas, mediações de leituras, flashmob literário e conversas com convidados.