Sabor e nutrientes: saiba como construir uma horta em casa

19/01/2022
Educação
Listamos três dicas importantes para começar a sua própria horta durante o período de recesso escolar

​​​​Preparar a terra, acompanhar o desenvolvimento das plantas, colher o próprio alimento e investir em mais qualidade de vida são alguns dos benefícios de ter uma horta em casa. O cultivo pode se tornar ainda mais especial com o auxílio e envolvimento das crianças, pois é nessa fase que a curiosidade desperta em saber de onde vêm os alimentos, como são criados e como eles chegam até nós.

Com o objetivo de proporcionar um maior contato com a natureza desde cedo e incentivar a alimentação saudável, as turmas de Nível 1 do Marista Rosário participam de atividades que introduzem os pequenos em diversas áreas do conhecimento, além de contribuir nos processos de aprendizagem por meio da construção de um espaço para o cultivo e colheita de legumes, verduras e temperos. Os estudantes desenvolvem essas vivências no Espaço Verde durante o todo ano letivo.

Pensando nisso, listamos três dicas importantes para começar a sua própria horta durante o período de recesso escolar. A ideia principal é que, independentemente do ambiente disponível, qualquer pessoa possa fazer, seja ela em um jardim ou até mesmo em uma sacada de apartamento, em vasos específicos ou em garrafas PET. Confira:

​L​ugar ideal

O primeiro passo é definir o local para construir a horta. Lembre-se que o lugar precisa receber luz solar sempre que possível e que cada planta possui uma necessidade específica.

Como plantar

Procure plantar as mudas em dias chuvosos ou mais frescos. Caso você opte em realizar diretamente no solo, molhe o local que será feito o plantio e observe a qualidade do terreno a fim de não reter a água da chuva ou da irrigação, já que isso pode afetar as raízes. Cuide a posição do vento e utilize blocos, tijolos, pneus, ou qualquer outro material que a criatividade permitir, ao redor dos canteiros. Se for uma muda com raízes, posicione de forma bem distribuída para que tenha um bom desenvolvimento.

Para lugares pequenos ou apartamentos, a dica é pensar em vasos para cada planta ou recipientes práticos e adaptáveis a sua residência, pois são viáveis para quem pretende cultivar espécies diferentes e organizá-las em diversos ambientes. Além disso, não esqueça de utilizar adubos feitos com o próprio lixo orgânico como as cascas de ovos, que são uma excelente fonte de cálcio e oferecem uma boa cobertura ao solo.

Cuidados necessários

Algumas ferramentas são essenciais nessa hora, como: enxada, pá, tesoura de poda, carrinho de mão e regador, mas tudo depende do tamanho da sua horta e do que você pretende cultivar. A escolha das mudas deve ser pensada de acordo com o clima da região, a época do ano e o tempo disponível para o cuidado.

Antes de iniciar a sua horta, conhecer e compreender sobre as necessidades de cada espécie é fundamental. A pesquisa faz parte da construção e, principalmente, do desenvolvimento dos alimentos que irão compor a nossa refeição rica em sabor e nutrientes. A maioria pertence ao cardápio do brasileiro, como: alface, couve, cebolinha, manjericão, salsa, hortelã, cenoura, entre outros.

Ateliê e Espaço Verde
O Ateliê é um espaço pensado e organizado com possibilidades de experimentação a partir de materialidades diversas, provocando a exploração, a investigação e a imaginação, onde os estudantes podem inventar, levantar hipóteses, comprová-las ou não. O Ateliê está localizado no Espaço Verde, ambiente que proporciona o contato com a natureza, com a presença de plantas e árvores frutíferas, espaço para o cultivo de pequenas hortaliças, areia, brinquedos e materiais planejados para que os estudantes desenvolvam a autonomia e sejam provocados à investigação e à criação nos seus percursos de aprendizagem.

Quer saber mais sobre a Educação Infantil do Marista Rosário? Acesse aqui.