Saiba como ajudar na organização para a mudança de turno escolar

03/02/2022
Nosso jeito de educar

​​​​Em determinado momento da vida escolar, talvez seja necessário realizar uma troca de turno. Se a aula ocorria pela tarde, agora o estudante passará frequentar a escola no período da manhã ou vice-versa. Durante toda vida, o ser humano experiencia momentos de mudanças em todos os âmbitos, sejam elas inesperadas ou programadas, e isso não seria diferente para as crianças, adolescentes e jovens.

A decisão necessita de um período de adaptação para o estudante. Nesse novo contexto, é importante que a família possa servir de suporte e esteja preparada para auxiliar no que for preciso, a fim de que o processo ocorra de modo tranquilo e organizado para todos os envolvidos: aluno, família, professores e colegas.

Durante o período de recesso escolar, é normal a rotina ficar mais flexível, além de dormir e acordar mais tarde. Desta forma, essa readaptação do relógio biológico pode durar alguns dias com a volta às aulas. Para garantir que o processo de aprendizagem não seja prejudicado, trouxemos cinco dicas fundamentais para este momento:

1. ​Comece a adaptação do sono antes do início das aulas. Para crianças que têm mais dificuldade de acordar cedo e vão passar para o período da manhã, o ideal é começar bem antes, organizar e vivenciar o horário adequado para dormir e acordar, lembrando da necessidade mínima de 8h diárias.

2. Encarar a mudança de turno como algo positivo, pois muitas vezes a família está mais ansiosa do que o estudante. É importante que os pais transmitam segurança aos filhos sobre a escola, pois tudo será completamente novo a partir de agora.

3. É preciso também conversar com a criança ou o adolescente para que não haja traumas antes e durante a nova rotina, pensando em um planejamento para o melhor aproveitamento escolar. Lembre-se, além de mudar de turno, o estudante vai sair do convívio no qual já está acostumado.

4. Use a criatividade! Construa com o estudante um quadro de rotina onde possa fazer seus registros e mudar sempre que necessário. O melhor é aquele que faça sentido para o aluno.

5. Com a mudança, pode ser que os horários para alimentação também sofram alterações. Incentive uma alimentação mais leve e balanceada neste período.

Para a orientadora educacional das turmas de 7º e 8º ano EF, Sylvianne Ribeiro​, cada indivíduo tem o seu tempo de adaptação e é importante que a família compreenda e também tente se encaixar na nova fase. “Além do diálogo claro e objetivo sobre a necessidade da troca de turno, as famílias podem criar boas expectativas sobre essa mudança, reforçar que a rotina será muito significativa para o estudante e que ele encontrará novos amigos ou até mesmo reencontrará amizades antigas", relata.

​Turno Integral
​Se por um lado temos aqueles que irão trocar de turno escolar, há também os estudantes que irão passar o dia na escola. “Ter uma criança matriculada no turno integral é uma boa opção para os pais que trabalham fora, além de trazer a sensação de segurança e tranquilidade. Depois de integrado à rotina, o estudante ganhará mais autonomia e o convívio com outros colegas facilitará o processo de socialização", conta a orientadora.

Essa é proposta do Turno Integral do Marista Rosário, que conta com uma programação diária que alia cultura, estudo, esporte e lazer, com a orientação de profissionais especializados, dentro da própria instituição. Sendo assim, o estudante tem mais espaço e tempo para construir aprendizagens por meio de atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, relacionais, socioafetivas, culturais, tecnológicas, além do cuidado com uma alimentação saudável, orientação para hábitos de estudo, formação para valores e lazer. O cronograma de atividades conta com hora do tema, oficinas esportivas, Língua Inglesa, Musicalização, Arte, Literatura, hora do soninho (descanso), entre outras.

O Turno Integral também compreende a metodologia de projetos, no qual os estudantes se tornam protagonistas ao sugerir temas para investigação que despertem a curiosidade e a construção de novos conhecimentos, iniciando seu percurso na iniciação científica. É possível escolher de dois a cinco dias na semana, conforme a rotina pessoal e as propostas oferecidas.

Quer saber mais sobre o Turno Integral? Clique aqui