Navegar para Cima

Notícias

Saiba mais sobre o Intercâmbio Marista

05/07/2022
Cultura
Projeto será retomado em 2023 com destinos para Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia/Austrália para estudantes do Ensino Médio

​​​​​​O Projeto Educativo do Brasil Marista reconhece a importância e o significado de promover o diálogo entre as culturas. O nosso jeito de educar considera que essa construção se dá por meio da relação entre os sujeitos, na integração e nos diferentes modos de significar a vida. Desde 2011, o projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes possibilita aos nossos estudantes do Ensino Médio viverem experiências multiculturais e terem contato com a Língua Inglesa no exterior. A iniciativa contempla atividades culturais, es​portivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo e a autonomia e fomentam o conhecimento acadêmico. 

Os participantes recebem atenção em tempo integral, desde o pré-embarque até o retorno ao Brasil. Eles são acompanhados por uma equipe de educadores dos Colégios da Rede Marista, e a hospedagem no país de destino é feita em escolas. Para os orientadores educacionais do Ensino Médio, Renan Ferreira e Andrea Miglioransa, oportunizar aos estudantes experienciar a diversidade humana, transcende o conceito de multiculturalidade. “Para além de reconhecer hábitos, idiomas, expressões culturais, os estudantes, através do intercâmbio marista têm a oportunidade de conhecer e reconhecer o Outro que, tal qual, também é um estudante, mas em uma inserção cultural distinta – ou próxima", contam. “Do embarque ao desembarque, revelam-se as intencionalidades educativas desse projeto que a cada ano faz da Família Rosariense uma comunidade global. Não à toa, e com muito orgulho, podemos dizer que há muitos Rosarienses pelo Mundo e, muitos deles foram motivados pela experiência do Intercâmbio Marista no Ensino Médio". 

Nos últimos dois anos, em decorrência das restrições impostas pelo cenário mundial, a iniciativa ficou inviabilizada. Em 2023, o Intercâmbio Marista será retomado. Atualmente, o Intercâmbio Marista conta com três opções, disponibilizadas conforme o nível de ensino do estudante. São elas: 

Canadá
Destino oferecido em parceria com a Agência Strive para os estudantes do 1º ano EM. A escola parceira é a Columbia International College of Canada, localizada em Hamilton, cidade da Província de Ontário. Saída prevista para julho de 2023. 

Inglaterra 
Destino oferecido em parceria com a empresa Egali Intercâmbio para os estudantes do 2º ano EM. Os adolescentes são recebidos na University of Reading, fundada em 1892 e localizada na cidade homônima, a aproximadamente uma hora de Londres. Saída prevista para julho de 2023. ​

Nova Zelândia e Austrália 
Destino oferecido em parceria com a Agência Strive para os estudantes do 3º ano EM. Os jovens são recebidos na escola New Zealand Language Center, situada em Auckland, principal centro financeiro e econômico da Nova Zelândia. Saída prevista para janeiro de 2023. 

Para obter mais informações sobre o cronograma detalhado e a participação no programa é preciso procurar o Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio. 

Daqui pra fora 

A Daqui Pra Fora é um serviço de assessoria terceirizado para quem pretende cursar a universidade em outro país. Em parceria com a Rede Marista, a empresa desenvolve o programa University Connection para turmas do 5º ano EF ao 3º ano EM. Com a Daqui Pra Fora, os estudantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre os processos seletivos de universidades no exterior. Além disso, eles participam de palestras e simulados das provas internacionais, entre outros.​

Canadá 2022

No dia 4/7, 13 estudantes rosarienses embarcaram para Hamilton, cidade da Província de Ontário, no Canadá. Após dois anos de espera, em razão da pandemia, o grupo irá vivenciar uma grande oportunidade internacional com direito a conhecer novas c​ulturas, pessoas, lugares e aprimorar ainda mais a Língua Inglesa. 

Para a estudante Isadora G., da Turma 207, a experiência será muito significativa: "Estou vendo essa viagem como uma oportunidade de crescimento pessoal, para desenvolver a minha independência", conta. Helena S., também da Turma 207, revela que a espera os deixou mais maduros e preparados para o intercâmbio: "Mesmo com toda a nossa ansiedade em relação a viagem, acredito que agora estamos mais maduros se comparado há dois anos quando estávamos no 9º ano EF. Será um  momento único!", finaliza.​​