Navegar para Cima

Notícias

Entenda a importância de ensinar sobre saúde bucal para as crianças

13/10/2021
Projetos
Projeto da Educação Infantil incentiva hábitos saudáveis para o bom desenvolvimento da dentição

Como a cárie vem no dente? Por que precisamos escovar os dentes? Por que eles caem? Quantos dentes temos? Como é o dente por dentro? O que acontece com a gengiva quando ele cai? Como o dente fica mole? A partir das curiosidades da turma N3D, do Nível 3 da Educação Infantil, sobre a troca dos dentes de leite, as crianças foram incentivadas pelas educadoras a pesquisar sobre a importância da saúde bucal.

 Sabemos que a infância é o período em que mais assimilamos coisas novas. Nessa fase, adquirimos aprendizados que levamos para a vida toda. Por isso, uma dentição saudável se constitui desde a primeira infância, com cuidados específicos para a formação de hábitos que se mantenham na vida adulta. Cabe às famílias, com o apoio de profissionais capacitados e da escola, auxiliar os estudantes a cuidar dos dentes e aprender a forma correta de escovação para evitar problemas como a cárie.

 Para oportunizar a construção e a qualificação de saberes sobre o tema, a professora Cristina Kunz realizou leituras informativas e a criação de materiais para um espaço temático em sala de aula. Os estudos também contaram com a contribuição dos pais de dois estudantes que são dentistas. Eles conversaram com as crianças sobre higiene, desenvolvimento e estrutura do dente e da gengiva e falaram sobre sua profissão.

 A partir da dentadura trazida por um dos profissionais, as crianças criaram a sua própria com massinha de modelar. Além disso, participaram de uma brincadeira para descobrir o sorriso do colega por meio de fotos.

Tecnologia como aliada

Ao fazer uso das possibilidades virtuais interativas, as crianças encontram novas formas de se socializar e construir seus conhecimentos. Com o auxílio dos educadores do Laboratório de Ciências e do setor de Tecnologias Educacionais, foi organizado um jogo de trilha que as crianças participaram usando a robótica. A proposta foi pensada depois de uma roda de conversa com a professora Patrícia Cavedini, quando um estudante contou que seu pai trabalhava com robótica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o que gerou interesse do grupo em conhecer um robô.

 Junto com as professoras, a turma organizou um jogo com números, perguntas e cores que seriam utilizadas para a resposta do robô e também construiu a boca e os dentes do jogo. A preparação para este momento durou em torno de duas semanas, motivando o grupo.

 “Foi uma tarde diferente, divertida e de muitas descobertas com efeitos e luzes. Observamos que ao longo deste projeto conseguimos trabalhar diversos campos de experiência, assim percebemos a importância da troca entre os educadores, mostrando que podemos aprender e descobrir de maneira lúdica e concreta", enfatiza a professora Cristina.

​Alimentação

A alimentação também é um item importante, que se relaciona intimamente com a nossa higiene e saúde bucal. Por isso, a nutricionista do Colégio Ana Claudia Gonçalves, explicou para os estudantes sobre os alimentos saudáveis que ajudam no desenvolvimento dos dentes. O grupo fez algumas receitas como suco verde e arroz de leite, dando enfoque as vitaminas dos alimentos e como ajudam nosso organismo.  ​​

Nossa proposta pedagógica

O projeto “Os nossos dentes" é um exemplo de como nossa proposta pedagógica é desenvolvida na Educação Infantil. Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório familiar e cultural.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam entre si e com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, os projetos emergem das curiosidades trazidas, sendo oferecidas experiências e exploração de diversos materiais a fim de oportunizar a construção e a qualificação de seus saberes.

​​É tempo de ser Marista! Conheça os diferenciais da Educação Infantil