Navegar para Cima

Notícias

Como seria viver em um mundo sustentável?

03/07/2019
SUSTENTABILIDADE
Estudantes da turma 58, do 5º ano EF, pesquisaram sobre o tema para a Mostra do Saber. Confira fotos do evento.

​​​​​​​Foi pensando nas utilidades do petróleo e na iminente escassez do recurso, utilizado principalmente no setor de transportes e energia elétrica, que os estudantes da turma 58, do 5º ano do Ensino Fundamental, resolveram repensar seus hábitos para entender como seria viver em um mundo sustentável.

Para dar início aos estudos sobre o tema, a professora Vanessa Duarte, dividiu a turma em grupos que pesquisaram em revistas especializadas, reportagens de jornais, portais da internet e entre as famílias sobre o descarte do lixo, hábitos de consumo e meios de transporte. 

Além disso, para entenderem a forma como se relacionam com a sustentabilidade, os estudantes observaram por uma semana seus próprios descartes do lanche, compostos principalmente por embalagens industrializadas e poucas cascas de frutas, o que culminou com palestra da nutricionista Renata Pons sobre adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Vanessa também apresentou à turma objetos que podem ser substituídos por outros ecologicamente mais corretos como canudo de inox, escova de dentes de bambu, sabonete natural e sacolas de algodão e os estudantes repensaram sua forma de deslocamento até o Colégio.  

Com as experiências, os alunos puderam aprofundar a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadãos, desenvolvendo novas habilidades e competências. "Eles perceberam que para mudar o cenário precisam encontrar novas formas de pensar a sociedade e o meio ambiente", enfatiza a educadora.

Mostra do Saber​

A temática desenvolvida pela turma foi apresentada durante a Mostra do Saber dos Anos Iniciais ocorrida no sábado, 29/6. Durante o evento, as turmas do 1º ao 5º ano EF compartilharam seus conhecimentos com a comunidade educativa, mostrando os resultados de suas pesquisas, reflexões e investigações acerca de temas que despertaram a curiosidade das turmas.​ Confira as fotos do evento na galeria abaixo.