Foto: mapa mental feito pela estudante Jamile P. do 3º ano do Ensino Médio, com dicas de estudo
Existem diversas formas diferentes de ensinar e aprender. Por isso, no contexto da bimodalidade de ensino, torna-se ainda mais relevante que o professor busque estratégias diferenciadas para abordar os conteúdos teóricos, além de ensinar aos estudantes técnicas para estimular a autonomia na construção de novos saberes.
Nas aulas de Língua Portuguesa do 1° ano do Ensino Médio, por exemplo, a professora Belkis de Oliveira explica, exemplifica e apresenta ferramentas tecnológicas e dicas de técnicas de estudo para conhecer e valorizar a elaboração dos materiais dos estudantes.
“Utilizo como tarefa avaliativa a proposta de emprego de um dos métodos de estudo, de acordo com a escolha do estudante, para aplicarem em um conteúdo gramatical aprendido em sala de aula e que será abordado nos instrumentos avaliativos posteriores”, afirma.
Conforme a professora, instrumentalizar os estudantes acerca das diferentes técnicas de estudo possibilita tanto o seu desenvolvimento de autonomia quanto o seu protagonismo no processo de aprendizagem.
Confira três métodos de estudo que têm por objetivo acelerar o processo de aprendizagem e focar na fixação dos conteúdos:
Por Belkis de Oliveira
Flashcards (cartões de memória, em tradução livre): são pequenos pedaços de papel que organizam um sistema de perguntas e respostas. Em um dos lados do cartão é inserida a pergunta ou palavra-chave, enquanto do outro é colocada a resposta. A partir disso, basta pegar um deles e tentar adivinhar o que está escrito atrás. Nesse método, o importante é a pergunta ser clara e ter só uma resposta possível.
Mapas mentais: são diagramas que organizam as matérias a partir de um tema central, que será ramificado, facilitando a visualização de uma linha de raciocínio clara. Os conceitos são colocados passo a passo, desenvolvendo a relação entre eles. Nessa técnica, são usados palavras, ícones e flechas para conectar o tópico principal a outros paralelos. Para conseguir mapas mentais eficientes, é interessante utilizar as cores, os balões e, até mesmo, desenhos.
Fichamentos: são resumos feitos com as próprias palavras sobre as informações estudadas. Podem ser feitos em formato de texto corrido ou por tópicos. O importante nessa ferramenta é incluir os pontos principais do conteúdo, além das próprias interpretações. Só é necessário muito cuidado para não poluir as fichas com excessos, pois podem atrapalhar no momento da revisão.
Como aprender efetivamente?
O ensino híbrido é desafiador tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. Todos fomos surpreendidos e colocados rapidamente nessa modalidade, sem querer, sem tempo de preparação. “Por outro lado, tornou-se uma oportunidade ímpar de aprendizagem para professores e estudantes e uma possibilidade de dar continuidade ao processo de formação”, enfatiza a professora Viviane Alves.
Para ela, é importante considerar que o modelo dá ao estudante a oportunidade de ser protagonista da própria aprendizagem. Mas, para isso, é impossível aprender se não houver disposição e empenho por parte do aluno, ao mesmo tempo que é impossível ensinar sem esforço.
Dicas para aprender em tempos complexos:
Por Viviane Alves
Sinta-se grato pela oportunidade de continuar aprendendo, mesmo em tempos de isolamento social, assim será muito mais fácil você ter motivação para aprender;
Envolva-se com aquilo que o professor lhe apresenta, pois isso é crucial para a aprendizagem. A Matemática lhe oferece desafios de lógica que aguçam e agilizam seu raciocínio, as Ciências da Natureza lhe oferecem uma oportunidade de entender o mundo físico ao seu redor, assim como as Ciências Humanas as Linguagens têm os seus encantos. Evite a polarização, sou de humanas, sou de exatas, pois somos seres completos;
Seja organizado, pois o ensino híbrido exige isso. Habitue-se a consultar sistematicamente as plataformas utilizadas pela escola, buscando os materiais disponibilizados pelos professores e as informações importantes sobre a dinâmica das aulas. A combinação entre plataformas estruturadas como o Moodle com aplicativos mais abertos como o Teams é muito poderosa.
Seja proativo, busque impresso no colégio ou imprima o material disponibilizado pelos professores e organize-a em uma pasta física ou tenham uma pasta para cada componente no seu dispositivo eletrônico. Caso a opção seja pela pasta virtual, divida-a por trimestre e coloque ali tudo que for postado naquele componente, isso facilita muito na hora de buscar um material. Ao optar por material virtual, escolha um bom programa para abri-lo, pois alguns apresentam mais recursos de escrita, que são de extrema importância para explorar o material;
Interaja com o seu professor quando você estiver a distância, dê feedbacks claros acerca do posicionamento da câmera, do uso ou não do microfone, do espaço de escrita no quadro, pergunte quando o conceito trabalhado ou a correção de um não tenha ficado claro ou aprofunde seus conhecimentos. Isso é muito importante para que você tenha a melhor qualidade de recepção possível, além de deixar o educador mais tranquilo de estar conseguindo se comunicar com ambos os públicos.
Interaja com seu professor quando você estiver em sala de aula, nessa hora esqueça o celular, aproveite a grandeza que um momento presencial representa nesses tempos, envolva-se, pergunte, anote.
Faça uso dos módulos do Sistema Marista de Educação (SME físico ou digital) fazendo as leituras indicadas e resolvendo os exercícios solicitados pelo professor, certamente eles foram pensados e escolhidos para que você possa ter uma aprendizagem mais efetiva. Lembre-se que o material digital agrega vídeos, imagens e simulações que trazem mais completude e ampliam seus conhecimentos sobre o que está sendo trabalhado.
Troque ideias com seus colegas, faça grupos de estudos utilizando ferramentas virtuais, onde cada um possa explicar para os demais um determinado conteúdo, aprendizagem com os pares e um meio eficaz de compartilhar saberes e amplia suas habilidades de sistematização e comunicação.
Engaje-se nas diferentes atividades propostas pelos seus professores, pois elas foram pensadas para ampliar seus conhecimentos e desenvolver habilidades específicas e necessárias para uma aprendizagem efetiva.
Diversifique os meios, leia, escreva, escute, resolva exercícios de sistematização e resolva problemas, a diversificação garante que o conteúdo chegue a você por diferentes canais sensoriais, facilitando a assimilação e a compreensão.
Seja o mais fiel possível com o que você realmente sabe durante as avaliações, realizando o processo de acordo com o que foi proposto, assim você não estará enviando sinais errados ou ambíguos para o seu o seu professor. É muito importante para o professor conhecer o estudante nas suas potencialidades e dificuldades e os instrumentos avaliativos também têm essa finalidade.