É tempo de encerrar ciclos e dar início a novas descobertas

23/12/2020
Preparação para o futuro
Estudantes vivenciam os sentimentos de novas etapas de vida

​O fim de mais um ano letivo representa uma passagem, o encerramento de um ciclo de estudos, especialmente para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Período de intensas vivências, descobertas, aprendizagens e escolhas. Nesse contexto, os ritos de transição auxiliam o adolescente a pensar em seu projeto de vida. Marcar essa conclusão, celebrá-la como conquista, ganha importância e significado, especialmente considerando o contexto de pandemia, marcado pelas incertezas.

“Entendemos esse processo vivenciado como fundamental para a construção das identidades de todos os sujeitos envolvidos”, explica a orientadora educacional do 9º ano EF, Suzana Diemer. Ingressar em um novo nível de ensino ou se despedir do espaço escolar rumo ao ingresso no ensino superior, desperta nos jovens diferentes emoções: felicidade, satisfação, alívio, mas também inseguranças.

No 9º ano EF, os adolescentes passam por mudanças físicas e psicossociais que os obrigam a se reposicionar no mundo. “As mudanças físicas se impõem, o tempo e o processo com os quais elas ocorrem não dependem da sua escolha. As mudanças psicossociais representam esse novo lugar no mundo, um novo posicionamento, o desejo de mudar o planeta, a possibilidade de desenvolver teorias e testar suas possibilidades”, enfatiza Suzana.

Conforme a orientadora, é um período em que os amigos se tornam mais importantes. “Eles se conhecem e se reconhecem nessa relação, em um jogo de identificações e diferenciações fundamentais para a construção da identidade. Para as famílias também é um desafio acompanhar, apoiar e auxiliar os filhos adolescentes, pois implica em novas combinações, negociações de responsabilidades e autonomia”, completa.

Já as turmas do 3º ano EM encaram a fase de questionamento sobre o sentido da vida, as escolhas profissionais, a importância de hábitos saudáveis e de um projeto de vida para autorrealização. Para responder esses anseios, ao longo da trajetória escolar, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) promove ações dentro do projeto Transições para que os adolescentes reflitam sobre seus sonhos, suas escolhas, e a forma como irão contribuir com a sociedade e um futuro melhor.

“Buscamos dar suporte para o autoconhecimento, ajudando os estudantes a identificar características próprias, tais como: interesses, valores pessoais, habilidades, qualidades, desejos, expectativas e competências para facilitar a tomada de decisões que podem conduzir a satisfação pessoal na vida e na profissão. Também promovemos a reflexão sobre a realidade social, econômica, cultural e política em que vivemos”, afirma a orientadora educacional do 3º ano EM, Simone Pinto.

Confira as atividades finais dos diferentes níveis de ensino:

Educação Infantil e Anos Iniciais

O Nível 3 da Educação Infantil e o 5º ano EF participaram de atividades para marcar a transição para o Ensino Fundamental e para o 6º ano EF, respectivamente. No sábado, dia 19/12, os pequenos da EI participaram de uma atividade online, quando ganharam uma camiseta do uniforme para utilizarem no 1º ano EF em 2021. Já no 5º ano, várias atividades e estratégias foram realizadas com o objetivo de preparar os estudantes para o novo ciclo educacional, como uma aula com professores do 6° ano EF no dia 5/12 e encontros do projeto Nós na Rede com as turmas e com as famílias.

Encerramento do 9º ano EF

Em função dos protocolos de saúde, as atividades de encerramento do 9º ano EF foram redesenhadas. Em um contexto de muitas lives, os estudantes demonstraram a necessidade de algo físico, o que levou à produção do Anuário dos 9º anos. A entrega, com significado, será no dia 23/12, no estilo drive-thru com a presença de familiares e dos educadores que conviveram com os estudantes em 2020. A tecnologia favorece a possibilidade da transmissão da celebração eucarística, dinamizada pela Pastoral do Colégio, realizada no dia 17/12, e que contou com a participação de representantes dos estudantes, professores, equipe dos Anos Finais e Direção, respeitando os protocolos de segurança necessários à preservação da vida.

Encerramento do 3º ano EM

Em 2020, foi necessária uma caminhada diferenciada na proposta para as atividades de conclusão do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário. Entre elas, a acolhida para o último primeiro dia de aula, drive-thru relembrando as etapas da vida escolar, momentos formativos com a Pastoral e o SOE e de integração como amigo secreto virtual e live musical pra divulgação do tradicional Amigo Solidário das turmas. A celebração em ação de graças e cerimônia de encerramento desta etapa estão previstas, respectivamente, para janeiro e março de 2021, em função do momento atual.