Navegar para Cima

Notícias

Terceirão conhece competências do profissional do futuro

14/06/2019
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2019

Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio. 

Confira uma das matérias: 

Por Lorenzo Mello | 3º ano EM

​Na manhã de quinta-feira, 13/6, estudantes do 3º ano EM participaram da palestra As 10 competências do profissional do futuro, ministrada por Gustavo Borba, professor de Design na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). A atividade integrou a programação da Semana das Profissões do Marista Rosário.

Durante o evento, o docente conversou com os terceiranistas sobre o ingresso no Ensino Superior e a escolha profissional, com um olhar atento às transformações do mercado de trabalho e da sociedade. Ele destacou a necessidade do protagonismo individual para o sucesso na construção da carreira, desde a universidade até o ambiente de trabalho.

Borba também falou sobre as novas formas de aprender e educar, o que exige estudo e criatividade daqueles que ensinam. O professor, que possui formação em Engenharia, Design e Administração, enfatizou que as transformações mercadológicas refletem nas universidades, tanto nas metodologias quanto nos cursos oferecidos, a fim de entregar resultados positivos e suprir a necessidade de inovação.

Entre as competências classificadas como imprescindíveis para o profissional do futuro, Gustavo Borba ressaltou a capacidade empreendedora e acadêmica, bem como as competências transversais da criatividade, da comunicação e da liderança. Ao fim, os estudantes puderam fazer questionamentos ao palestrante, que ainda relatou experiências que evidenciam as habilidades apresentadas.

A Semana das Profissões encerra nesta sexta-feira, 14/6, tendo envolvido estudantes do 8º ano EF ao 3º ano EM. A programação contou com palestras com profissionais, oficinas, testes vocacionais e visitas às universidades, proporcionando vivências e diferentes reflexões sobre o presente e o futuro.​​​