No Marista Rosário, a sala de aula configura-se como um lugar interativo para a construção do conhecimento. Pensando nisso, dentro da Sequência Didática de Ciências Humanas, as turmas do 6º ano EF construíram jogos de tabuleiro como produto final dos estudos sobre o tema Oriente Antigo – Espaço, Ética e Cultura.
No componente curricular de História, foi trabalhado o conteúdo do jogo: características culturais, como vestimentas, religiosidade, arquitetura e meios de transporte, e sociais, como grupos sociais, regras de convivência e legislação. Todos referentes aos povos persas, egípcios e hebreus. Em Filosofia e Ensino Religioso, foram feitas as regras e nas aulas de Geografia, foram confeccionados os tabuleiros.
Segundo a professora Marla Mendes dos Santos, os trabalhos foram inspirados em jogos como War, Banco Imobiliário e Combate. “As turmas os trouxeram para sala de aula para analisar como funcionam, para então projetar seu próprio tabuleiro", explica.
O estudante Matheus Bandeira avaliou a experiência como positiva. “Pesquisamos ainda mais sobre o assunto e aprendemos fazendo algo legal, nos divertindo", afirma. No tabuleiro desenvolvido pelo seu grupo, por exemplo, os hebreus têm que chegar até Canaã, a Terra Prometida.
No sábado letivo do dia 17/8, as turmas irão testar os jogos, avaliando seu funcionamento.