Navegar para Cima

Notícias

Turmas do 8º ano EF refletem sobre hábitos alimentares utilizando tecnologia

28/05/2019
Nosso jeito de educar
As turmas do 8º ano EF realizarão a exposição Você é o que você come

​Para encerrar o trabalho desenvolvido na Sequência Didática de Ciências da Natureza durante o 1º trimestre, as turmas do 8º ano EF realizarão a exposição Você é o que você come. Será no dia 28/5, das 7h35 às 10h, para as turmas 81, 86, 83 e 87 e das 10h30 às 12h, para as turmas 82, 85 e 84, na Área de Convivência (2º andar do Prédio B). A atividade faz parte da programação da 2ª Estação ArteLiterária do Colégio. 

Utilizando o aplicativo TecnoNutri, os estudantes registraram sua alimentação por uma semana. Depois, construíram gráficos no Excel com a média semanal do que foi consumido. Com um programa de edição, fizeram uma releitura da obra do artista Giusepe Arcimboldo, colocando imagens os alimentos consumidos nas fotos de seus rostos. 

Depois, em grupos, realizaram pesquisas sobre uma dieta alimentar equilibrada indicada para adolescentes e compararam com as calorias ingeridas em suas próprias dietas. Para finalizar os trabalhos da Sequência Didática, cada grupo elaborou uma receita saudável e sustentável para expor no dia 28/5. As turmas também irão participar de uma oficina culinária com a nutricionista do Colégio neste mesmo dia, das 13h30 às 15h (1º grupo) e das 16h30 às 18h (2º grupo), no Refeitório da Educação Infantil.   

Usando o app, o estudante Lorenzo Ciulla, da turma 84, descobriu que certos alimentos eram muito mais calóricos do que ele imaginava, o que fez que seus hábitos alimentares mudassem. “Agora, na minha casa, diminuímos o consumo de carne vermelha e substituímos por peixe, que é tão bom quanto, mas menos calórico", afirma. 

Segundo a professora Taiz Simão, a ideia principal é fazer os estudantes refletirem sobre os hábitos alimentares e compreenderem o que é uma dieta saudável. “Nossa abordagem foi muito voltada para o uso da tecnologia como ferramenta para fazer estas análises, aproximando os conteúdos da realidade deles", explica.