Navegar para Cima

Notícias

Turno Integral: múltiplas formas de vivenciar a educação rosariense

25/11/2021
Educação
Contato com a natureza é incentivado em atividades nos ambientes externos do Colégio

O Turno Integral não representa apenas uma extensão do horário de permanência dos estudantes no Colégio, mas a oportunidade de vivenciarem múltiplas aprendizagens em encontros que aliam cultura, estudo, esporte e lazer, com a orientação de profissionais especializados.

A finalidade da proposta é reorganizar os espaços de aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social das crianças. O cronograma de atividades conta com hora do tema, oficinas esportivas, Língua Inglesa, Musicalização, Arte, Literatura, hora do soninho (descanso), entre outras. 

O Turno Integral também compreende a metodologia de projetos, onde os estudantes se tornam protagonistas ao sugerir temas para investigação que despertem a curiosidade e a construção de novos conhecimentos, iniciando seu percurso na iniciação científica.

Além disso, a programação é flexível. As famílias podem escolher de dois a cinco dias na semana, conforme a rotina pessoal e as propostas oferecidas.

Conheça as atividades desenvolvidas:

Contato com a natureza

O contato com a natureza é incentivado no Turno Integral por meio de brincadeiras ao ar livre e utilização de recursos naturais. Durante a pandemia, muitas crianças ficaram privadas da liberdade de poder circular em praças e parques, por isso as aulas têm sido dedicadas a observar árvores, flores e elementos que compõem os ambientes externos do Colégio como Espaço Verde, Pátio Central e Praça La Valla.

No projeto Viva a Natureza, os estudantes são incentivados a refletir sobre aquilo que a natureza proporciona ao ser humano e como cuidá-la e preservá-la. Muitas curiosidades surgem nos espaços, como conhecer os bichos, insetos, e ainda aprender sobre o desenvolvimento das plantas.

“Galhos podem virar pincéis, flores trazem cor e vida para as nossas construções, sempre pensando no cultivo e em manter a natureza intacta, sem meios que os prejudiquem, cuidando dos insetos de jardim, estes que são os que as crianças têm mais contato depois dos bichos de estimação. Assim, aprendem a não mexer para não os machucar e entendem mais sobre o quão importante são para nossa vida", relata a monitora Aline dos Santos.

Iniciação Científica

Complementando as aprendizagens sobre o meio ambiente, os estudantes participam de aulas de Iniciação Científica com a temática. Entre as atividades, congelaram flores em copos com água e depois fizeram observações do material no momento do descongelamento.

Também puderam realizar experiência com flores de papel que colocaram dentro de uma bandeja com água, levantando hipóteses do porquê as pétalas dobradas se abrirem, percebendo o peso do recurso hídrico no papel.

As turmas também fizeram papel reciclado. Uma experiência importante, pois ensina sobre reciclagem e reaproveitamento.

Arte e criatividade

A temática natureza também virou arte. As crianças pintaram com galhos, pinhas e elementos da natureza em produções coloridas em que puderam inovar e criar conforme a imaginação.

Outro momento especial foi o de desenhar sob o tronco das árvores, uma superfície irregular, experimentando diferentes sensações, em contato com o meio ambiente. 

No ateliê do Espaço Verde, produziram esculturas em argila, colocando folhas, conchas, flores, trabalhando a criatividade e a motricidade fina.

Com massa de modelar, os estudantes criaram joaninhas a partir das características observadas no jardim e na atividade de números e quantidade, contaram feijões como se fossem as pintinhas do inseto.

Aulas de culinária

As crianças aprenderam uma nova receita inusitada de brownie de feijão com gotas de chocolate. No início todos estavam reciosos em provar, pois não acreditavam que um doce com feijão poderia ser bom, mas todos provaram e aprovaram a receita.

Público-alvo

Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Opções

• Atividades – São desenvolvidos projetos temáticos conforme necessidade e interesse dos grupos.

• Judô/Ginástica – O estudante deverá optar pela Oficina de Judô ou Ginástica.

Quer fazer parte do Turno Integral? Saiba mais aqui