Você já pensou em construir um foguete?

20/05/2021
Nosso jeito de educar
Duas equipes do Ensino Médio participam da Mostra Brasileira de Foguetes

Para muitos, construir um foguete pode parecer algo improvável. Mas para um grupo de estudantes do Ensino Médio do Marista Rosário, é um desafio que estão encarando ao participar do formato digital da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Segundo o Monitor de Tecnologias Educacionais do EM, Gabriel Nogueira Vargas, os estudantes estão pesquisando materiais e formas e realizando testes de aerodinâmica. Para isso, utilizam o software gratuito Openrocket, que simula o lançamento do foguete. “O mais importante de tudo é o gráfico de apogeu, ou seja, o caminho que ele faz até chegar no topo”, explica. Os grupos são acompanhados pelos professores de Física Alexandre De Maria e Junior Frezza.

Para o professor Junior Frezza, a participação neste tipo de mostra é importante não pela competição em si, mas pelo desafio. “Pois incentiva os estudantes a aprenderem mais sobre os conteúdos de Física, mas principalmente, a desenvolver a autonomia, o protagonismo e o raciocínio”, afirma.

Segundo Frezza, são trabalhadas competências de Física como as Leis de Newton e a relação entre a força e o movimento, o estudo da cinemática, utilizando a linguagem matemática e impulso, quantidade de movimento, sistemas isolados, colisões e a resolução de situações-problema. Também são desenvolvidas as seguintes habilidades:

- Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

- Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos.

- Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas.

- Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

Sobre a Mostra Brasileira de Foguetes

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.​