Navegar para Cima

Notícias

Você sabe o que é um evento de simulação diplomática?

15/09/2021
Preparação para o futuro
Conheça o MUNdo Marista Rosário, organizado pelos estudantes do Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas

Uma simulação diplomática é um espaço para debate que segue o Model United Nations (Modelo das Nações Unidas), conhecido como MUN, criando uma experiência de imersão no funcionamento dos principais organismos internacionais. No Marista Rosário, o Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd) é responsável por proporcionar este momento aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, fomentando o senso crítico e ampliando o conhecimento dos adolescentes sobre geopolítica para além da sala de aula.

Para que um modelo de simulação ocorra, são estabelecidos comitês que abordam variados temas, sejam eles contemporâneos ou passados. Cada pessoa inscrita no evento pode representar um jornalista ou um delegado, que defenderá o posicionamento de um país específico frente às discussões. Durante o evento, simula-se a vestimenta, os documentos, o procedimento, os debates e a cobertura jornalística típicos do ambiente diplomático.

O que faz o participante de um Modelo de Simulação?

O participante será desafiado a desempenhar os seguintes papéis: delegado, defendendo o posicionamento de um país a respeito de um determinado tema em um organismo internacional, ou jornalista, assessor ou editor, realizando a cobertura jornalística dos debates em curso, entrevistando diplomatas e ministros para publicar matérias nas mais diversas plataformas (impresso, web, rádio).

Como um participante se prepara para simular?

Para que a simulação tenha sucesso, é essencial que todos os envolvidos estudem profundamente os organismos simulados, os temas debatidos, tendo ainda clara compreensão do papel que devem desempenhar.

III MUNdo Marista Rosário segue em formato online

A primeira simulação diplomática do Marista Rosário foi realizada em 2019 e recebeu o nome de MUNdo Marista Rosário. Em 2020, o evento precisou ser reformulado para o formato online em função da pandemia. O III MUNdo Marista Rosário também será virtual e ocorrerá nos dias 1º e 2/10, das 13h40 às 19h30 e das 8h às 19h30, pela plataforma Microsoft Teams. O encontro contará com mais 50 participantes de diferentes instituições de ensino e regiões do Brasil. Além do Rio Grande do Sul, estarão representados os estados de São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal. Ao todo, 12 mesas irão coordenar o debate.

“A MUNdo Rosário tem sido de longe uma das situações mais fascinantes que já organizei na minha vida inteira", comenta a estudante do 2º ano do Ensino Médio Bettina O., que participa do Crisd há três anos e atua como secretária geral do evento pela primeira vez. “A minha expectativa para a edição deste ano é grande! Fica cada vez mais claro o quanto este mundo das simulações é especial para mim e eu espero que seja igualmente especial para todos os participantes do evento. Quando eu abro o formulário e vejo que já temos mais de 40 estudantes inscritos o meu coração fica cheio de felicidade e orgulho do que nós já construímos com essa simulação", completa Bettina.

Conheça os comitês do III MUNdo Marista Rosário:

•            Comitê 1 - Agência de Comunicações (AC)

•            Comitê 2 - Comitê Histórico (CH): Tratado de Tlatelolco (Tratado pra regulamentação nuclear na América Latina)

•            Comitê 3 - Conselho de Direitos Humanos (CDH): A crise política na Bielorrúsia

•            Comitê 4 - Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU): Crise no canal do Suez e a Segunda Guerra Árabe Israelense

•            Comitê 5 - Conselho da Liga das Nações de 1993 (CLN): Violações Alemãs ao Tratado de Versalhes

O que é o Crisd?

O Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd), criado em 2016, atende estudantes do 9° ano EF e do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário. Voltado para o estudo do cenário da política internacional, promove a convivência, a autonomia e a dinâmica na formação dos participantes. Todo este conjunto teórico é permeado pela prática das Simulações Diplomáticas, as quais colocam os educandos no papel de representantes das nações e entidades público/privadas de caráter internacional, conta o professor orientador do Clube, Guilherme Hillesheim Silva.

Ampliação do repertório dos estudantes

A pedagogia marista busca ampliar o olhar e modos de compreender do estudante por meio de atividades expositivas dialogadas. Grupos de trabalhos, debates e seminários direcionados priorizam a interpretação, discussão de contextos internacional, nacional e local. O objetivo é promover o diálogo e o debate, por meio de argumentos coesos sobre diferentes situações e problemas, fazendo com que o estudante desenvolva a capacidade de ouvir e de avaliar argumentos contrários.

Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma)

Nos dias 15 e 16/10, a Rede Marista também irá promover uma simulação. Idealizada a partir da iniciativa dos próprios estudantes, a Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma) irá convidar alunos de 20 Colégios da Rede Marista do Rio Grande do Sul, Brasília e Sinop (MT) para dois dias de debates online sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional. O evento ocorrerá por meio da plataforma Teams. São esperados cerca de 400 participantes. Saiba mais aqui.