Navegar para Cima

Notícias

Yoga desenvolve habilidades em estudantes do 2º ano dos Anos Iniciais

29/08/2019
Projetos
Projeto Acalmar propõe a prática em três aulas de Educação Física por trimestre

​Diante do mundo acelerado em que vivemos, manter o foco ou controlar a ansiedade são cada vez mais necessários, até mesmo para crianças. Pensando nisso, as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental estão participando do Projeto Acalmar, que propõe a prática do Yoga em três aulas de Educação Física por trimestre. 

Segundo a professora do componente curricular Karina Dohms, o objetivo é promover uma prática corporal que estimule o trabalho corpo e mente de maneira mais atenta e consciente. “O yoga desenvolve equilíbrio, flexibilidade e fortalecimento muscular, além de trabalhar a atenção e concentração por meio dos exercícios respiratórios e de relaxamento”, explica.

Para a professora do 2º ano EF Caliana Zellmann, a prática tem contribuído no desenvolvimento da escuta e da concentração dos estudantes, habilidades fundamentais no dia a dia da sala de aula. “Ao longo do trimestre, percebi transformações individuais muito positivas, que refletem no grupo. Isso qualifica nossa rotina e as relações que se estabelecem na sala de aula”, afirma. ​

Para ela, a yoga vai além de posturas ou exercícios físicos. “Há aprendizados físicos, mas também há aprendizados comportamentais e emocionais que podem contribuir, e muito, no desempenho escolar”, finaliza. 

A estudante Lara Uellner e Silva, de 7 anos, aprova as aulas: “acho bem legal! Fazemos na volta do recreio e assim relaxamos antes de fazermos o lanche”. 

Alguns benefícios da prática de yoga e meditação:

• Minimiza e, em alguns casos, neutraliza comportamento violento que vem de um sentimento de inadequação.

• Reduz o déficit de atenção e a hiperatividade

• Diminui faltas e suspensões

• Melhora a concentração, a memória e a criatividade

• Melhora o aproveitamento escolar em todos os sentidos

• Melhora os relacionamentos interpessoal, intrapessoal e com o meio ambiente

• Forma uma criança saudável fisicamente e emocionalmente.

Fonte: Revista Educação