Navegar para Cima

Atividades Complementares

Pastoral Juvenil Marista

​​​​Proporcionamos momentos de formação, que levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.  ​​​​​​​​​A Pastoral Juvenil Marista (PJM) tem por objetivo estabelecer um processo de formação integral que desenvolva os aspectos da espiritualidade, da eclesialidade, da autonomia, do aprofundamento no carisma marista, do protagonismo juvenil e da intervenção na sociedade. 

É uma proposta educativo-evangelizadora que almeja, por meio da escuta e participação dos jovens, capacitá-los para encontrar respostas autênticas aos anseios e necessidades fundamentais das juventudes e da evangelização.

​Evangelizar com vigor, de modo atraente e acessível, constitui o cerne da PJM. Ela será eficaz na medida em que, adaptada à cultura dos adolescentes e jovens, favorece a promoção humana, a solidariedade e o protagonismo juvenil. Sua ação se realiza de diferentes maneiras, segundo a diversidade de experiências que se dão no meio das juventudes.​

​Como acontece? Por meio de encontros semanais, conforme o horário de cada grupo, ações conjuntas entre os vários grupos da escola e com outras unidades da Rede.

O que é o Grupo? A partir da experiência grupal, o jovem é chamado a ser atuante, fazer história e incentivado a construir um futuro pessoal e coletivo como agente de mudanças por meio do seu protagonismo.

E o desafio? Os adolescentes e jovens são desafiados a construir a Civilização do Amor, a viver no presente uma experiência concreta de relações e projetos de vida orientados pelos valores cristãos e maristas.

Estudantes a partir do 8º ano EF podem participar das atividades da PJM na escola, os encontros da PJM em 2020 acontecerão todas as sextas-feiras no turno inverso.

Conheça a Webserie Sou PJM

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A websérie Sou PJM aborda, além da história da Pastoral Juvenil Marista, elementos importantes que formam a identidade e constituem o processo da PJM. Os depoimentos que compõem os episódios são, em sua maioria, de jovens que vivem a experiência nos grupos. ​

O sétimo episódio aborda as experiências dos Assessores e Animadores da PJM. Nos depoimentos os/as participantes falam sobre como eles/elas desenvolvem essas atividades dentro de cada grupo. Participantes da edição: ​Bruno Correia, Ricardo Neis, Karen Theline Silva e Gabriela Sardi​.​

Sua abrangência

Atualmente, a PJM está presente em 25 unidades da Rede Marista. No total, são 1.958 participantes com idades que variam de 12 a 29 anos. Eles/as estão divididos/as em 122 grupos. Cada grupo é acompanhado por um/a ou dois/duas jovens chamados/as de Animadores/as, somando cerca de 200, que dinamizam a vivência grupal e o processo da PJM na Rede Marista.

O acompanhamento do processo de educação e amadurecimento na fé dos/as adolescentes e jovens da PJM se dá através de Assessores/as, cerca de 34 colaboradores/as maristas que integram o Serviço de Pastoral de cada unidade.

Em nível de rede, também contribui com esse processo a Equipe Provincial, que acompanha a PJM de todas as unidades. É composta por membros da Coordenação de Pastoral, por Irmãos Maristas e por dois/duas jovens que são eleitos/as anualmente, totalizando sete pessoas.​​​