Nossos Diferenciais

EXCELÊNCIA ACADÊMICA

​Um processo educativo de qualidade desafia o Colégio Marista Sant'Ana a uma condução que integre rigor científico e formação ética, superando divisões e barreiras entre as múltiplas dimensões do espaço escolar.

Nesse contexto, a excelência acadêmica está ligada a eficientes processos pedagógicos e pastorais implementados e acompanhados a cada dia, assim como o acompanhamento docente. Corresponde a forma com que ensinamos e avançamos nas diferentes aprendizagens preconizadas pelo Projeto Educativo bem como o modo como realizamos processos de gestão.

Diferentes indicadores podem ser utilizados nesse sentido, como as avaliações de processos operacionalizados em todos os âmbitos, do específico em sala de aula até o que permeia todos os públicos da escola.

Nossa matriz curricular está alinhada às exigências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)​, considerado uma das principais portas de entrada no Ensino Superior no Brasil, com conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar, por meio do Sistema Marista de Educação e materiais exclusivos como o Enem Comentado e Todo Enem. Estão contempladas ainda ações preparatórias, como simulados com questões nos moldes do exame e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), palestras e orientação vocacional. ​

O Sistema Marista de Avaliação (Sima)* é utilizado pelo planejamento e pela gestão. O efeito escola é a estimativa da contribuição do Colégio, de modo geral, nos resultados acadêmicos de cada aluno. Para mensurar o efeito de uma escola e ter uma medida de sua colaboração real no desenvolvimento das turmas, é preciso comparar os nossos resultados com os resultados de outras unidades com perfil semelhante.

*O Sima é desenvolvido pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade), constitui-se em prova em larga escala que verifica o processo educacional em diferentes dimensões. É aplicado anualmente no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. Em 2019, as provas ocorrem de 2 a 6/9.​