Navegar para Cima

Serviços

Turno Integral

A proposta do Turno Integral é realizar atividades que possibilitem o desenvolvimento pessoal e intelectual.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​A proposta do Turno I​ntegral do Colégio Marista Ipanema é realizar atividades que possibilitem o desenvolvi​mento pessoal e intelectual, fortalecendo a formação integral do estudante no turno inverso ao das aulas.

O programa inclui oficinas que desenvolvem habilidades e potencialidades no que diz respeito a aspectos físicos, cognitivos e socioafetivos, além de alimentação, estudo orientado, formação e lazer. 

A proposta é voltada para estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

​COMO FUNCIONA?

O estudante que frequenta a aula regular no turno da tarde tem a oportunidade de se matricular, conforme a necessidade da família, no Turno Integral. A matrícula pode ser realizada para no mínimo dois e no máximo cinco dias na semana.

Com o objetivo de qualificar o atendimento aos estudantes, as turmas dividem-se em:

  • Turno Integral I: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
  • Turno Integral II: 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
  • Turno Integral III: 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

ATIVIDADES

A rotina diária inclui orientação ao tema de casa e realização de trabalhos escolares, alimentação, horário de descanso e oficinas. ​

ALIMENTAÇÃO

A alimentação das crianças é acompanhada pelos educadores, que orientam e incentivam a hábitos saudáveis, observando as necessidades individuais. Nos horários de refeições, a Cantina é reservada para uso exclusivo do Turno Integral. ​

​​Os cardápios de lanche e almoço são elaborados e supervisionados por uma nutricionista responsável, Priscila Vargas Leite (CRN2 - 8535), em parceria com a Cantina do Marista Ipanema. 

​Os cardápios são enviados mensalmente, pela agenda estudantil, e disponibilizados no site do Colégio. Confira os cardápios do mês de novembro​:

HORÁRIO

Das 7h15 às 13h30.oficina_turno_integral.jpg

​OFICINAS

​O Turno Integral é realizado durante a manhã e é dividido em oficinas ministradas por instrutores, que buscam inserir práticas diferenciadas na rotina.

Confira as oficinas desenvolvidas:

Amiguinhos de Champagnat

Este projeto articula o processo pedagógico-pastoral das crianças do Marista Ipanema. É contemplado com atividades semanais, tendo por objetivo uma acolhida da Pastoral às crianças. São abordados temas variados, como a construção do projeto de vida, e são promovidos momentos de convivência, dinâmicas e socialização.

Comunicação e Expressão

Desenvolve a comunicação e a expressão através da linguagem oral e escrita dando voz através de diferentes recursos expressivos: confecção de livros de histórias, ilustrações, cartas, convites, receitas e entrevistas, considerando várias áreas do conhecimento. Favorece a diversidade de produções, ampliando o repertório simbólico, imagético e letrado.

Descobrindo o mundo

Garante um espaço de pesquisa, de criação, liberdade de expressão, investigação e participação dos estudantes. Contempla as diferentes áreas do conhecimento, proporcionando experiência e ampliação de repertório, através de uma proposta lúdica, envolvendo a capacidade de imaginação no trabalho cotidiano.

Aprender brincando

Proporciona momentos de construção de brinquedos, inserindo a criança no espaço social e garantindo sua liberdade de criação, de investigação, de descobertas. O estudante torna-se protagonista e vivencia o prazer da experiência brincante. Valoriza seu protagonismo e inventividade, na medida em que propõe brincadeiras.

Jogos lúdicos

A oficina garante tempo e espaço para jogos de tabuleiro e brincadeiras que auxiliam o desenvolvimento do pensamento e de estratégias. Ela amplia o repertório, reestruturando a forma de pensar e interagir com a realidade. Também, a criança articula estratégias individuais e em grupo, convivendo em situações diferentes que os jogos proporcionam.

Momento leitura

Desenvolve o contato com a poesia, leitura de jornais, livros, folhetos, literatura, contos, revista em quadrinhos, curiosidades, ampliando o repertório e a leitura de mundo. A oficina proporciona a construção de referências básicas, estabelecendo relações imaginativas expressas no pensamento, na oralidade e no próprio corpo.

Movimento corporal

Está diretamente ligada aos processos de aprendizagens afetivas, emocionais, sociais, expressivas e interpretativas que são constituídas ao longo da vida do estudante. Proporciona um repertório rico de jogos e movimentos que desenvolve a expressividade e a mobilidade de cada criança, aliado ao trabalho cooperativo e ao brincar.

Música

A música é entendida como modo de experimentação do mundo. Através dela, a criança se apropria de valores, significações e símbolos, que fazem parte de sua vida e de diferentes culturas. A musicalidade convida ao movimento, ao sentir, ao vibrar, ao explorar com o corpo diferentes objetos, favorecendo a construção da imagem corporal do estudante.

Oficina Digital

Os objetivos desta oficina são integrar os estudantes aos meios tecnológicos e informatizados; trabalhar os diversos recursos disponíveis nos espaços tecnológicos e aprofundar a ludicidade, a partir de jogos e desafios. Por meio de sites lúdicos e pedagógicos, aplicativos, jogos e materiais de Robótica, são realizadas produções individuais e coletivas.

Orientação aos estudos

Disponibilizamos diariamente um horário específico para auxílio ao tema dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A orientação aos trabalhos e tarefas favorece a formação de um estudo sistemático de qualidade e busca desenvolver hábitos de estudos, que fortaleçam toda sua trajetória.

Psicomotricidade

Os jogos e exercícios corporais são realizados de maneira integradora e harmoniosa em variados espaços. As atividades visam contribuir para que a criança adquira a coordenação psicomotora, a conscientização e domínio do corpo, ajustamento dos gestos e movimentos, apropriação do esquema corporal, integração de espaço e noção de tempo pessoal. ​​