Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Educação Infantil

​​BRINCAR NOS COMPLETA 

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​

DIFERENCIAIS ​

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.​

​Acolhida e Adaptação
Nossa proposta pedagógica tem o compromisso de educar e cuidar. As turmas participam de atividades de integração e adaptação, que têm o objetivo de proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em​​ estímulos. A convivência com os integrantes da comunidade educativa e o diálogo aberto auxiliam na construção de vínculos afetivos nas crianças.

Aprender Brincando
Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo, servindo também como importante canal de troca de saberes. Por meio das brincadeiras, são vivenciados momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.

Espaços Diferenciais
Em um espaço pedagógico diferenciado, a partir da mediação do professor, a aprendizagem vai além da sala de aula. Nossos ambientes são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação, por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Dessa forma, contribuímos para que as crianças dialoguem e construam suas aprendizagens.​

Múltiplas Li​nguagens
Desenvolvemos projetos que estimulam a capacidade de criação e investigação com diferentes ass​untos e li​nguagens: corporal, plástica, matemática, lógica, de desenhos e grafismos, de leitura e escrita ou de música e sonoridades. Assim, a criança possui liberdade para fazer as escolhas que favorecem suas relações e a construção do seu conhecimento.​

mosaico-fotos-ei-02.png