Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Informações sobre o 9º ano EF

Com base na legislação do Ministério da Educação, desde 2008, os Colégios Maristas vêm implantando gradativamente o Ensino Fundamental de nove anos.
​​Com base na legislação do Ministério da Educação, desde 2008, os Colégios Maristas vêm implantando gradativamente o Ensino Fundamental de nove anos. Tal ampliação busca garantir uma educação de qualidade e uma estrutura curricular no EF, em que “o aluno, centro do planejamento curricular, será considerado como sujeito que atribui sentido à natureza e à sociedade nas práticas sociais que vivencia, produzindo cultura e construindo sua identidade pessoal e social” (Resolução CNE/CEB nº 7/2010, p. 6).
Novos rumos, novos desafios

O 9º ano EF é um importante momento para que o estudante possa consolidar habilidades construídas ao longo de todo o Ensino Fundamental e, consequentemente, ingressar no Ensino Médio mais preparado para os novos desafios. O Marista Assunção conta com uma equipe composta por professores e estagiários comprometida com uma aprendizagem significativa, que oportuniza acompanhamento personalizado, em grupos e individual, qualificando o aproveitamento escolar e intensificando os estudos de acordo com a necessidade de cada estudante.

Principais perguntas e respostas


Por que o 9º ano do Ensino Fundamental está sendo implementado?
A implementação do 9º ano EF nos Colégios Maristas está sendo realizada gradativamente com base na legislação do Ministério da Educação, desde 2008. É previsto que o Ensino Fundamental tenha nove anos de duração.

Qual o impacto da implementação do 9º ano na educação dos estudantes?
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração quer garantir uma educação de qualidade e uma estrutura curricular no EF, em que o estudante amplie seus conhecimentos e estruture suas aprendizagens a partir de outros conteúdos e projetos.

Qua​l a grade curricular e a quantidade de horas-aula dos estudantes do 9º ano EF?
A estrutura curricular do 9º ano EF do Marista Assunção contempla as quatro áreas de conhecimento com os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Ciências da Natureza, Matemática, Ensino Religioso, História, Geografia e Filosofia. Nesse sentido, pensando em qualificar ainda mais o currículo, a carga horária será de 27 períodos semanais. No caso da área de Ciências da Natureza, três professores (química, física e biologia) planejam e executam as aulas de uma forma integrada em uma mesmo componente curricular com cinco períodos semanais. Outro compomente curricular que também tem aumento de carga horária é o de Matemática, com cinco períodos. A distribuição desta carga horária é feita da seguinte forma: segunda, quarta e sexta-feira: 7h30 às 12h e terça e quinta-feira: 7h30 às 12h50.

Em caso de dúvida, encaminhe-a para o e-mail [email protected]