Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio


​​Futuro em movimento

Tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização em âmbito pessoal e profissional.

Marista Mais+ 

O cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada nesse período atípico. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes das oportunidades, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto complementar ao ensino presencial que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de nossos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A programação conta com episódios em áudio com conteúdos por área do Conhecimento + Redação e lives e webinares temáticos.

Cultura e Conhecimento

Oferecemos diversas atividades que fortalecem o desenvolvimento emocional, social, cultural e físico dos estudantes. O currículo e os projetos incentivam os jovens a desenvolverem um olhar diferenciado sobre o cotidiano. Atividades voltadas à liderança, mostras e feiras científicas e olimpíadas nacionais de conhecimento garantem uma formação que contribui tanto para o Enem e o vestibular quanto para o desenvolvimento integral.

Currículo para desenvolver competências

As aulas são elaboradas a partir de sequências didáticas, metodologia que reúne os componentes curriculares por áreas de conhecimento e amplia as possibilidades de compreensão de um único problema. Dessa forma, o estudante é desafiado a relacionar diferentes saberes, desenvolvendo um raciocínio mais criativo, amplo e contextualizado, a partir de temas e situações do seu dia a dia. 

Formação de Lideranças

Atividades que incentivam o protagonismo juvenil, a construção da autonomia, o exercício da cidadania e a prática da solidariedade fazem parte do cotidiano escolar em todos os níveis de ensino. O Grêmio Estudantil prioriza a formação de lideranças e as atividades culturais, esportivas e comunitárias, e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) permite a vivência da espiritualidade marista.

Pensando no Futuro​

São desenvolvidas diversas atividades preparatórias com os estudantes do Ensino Médio, voltadas para o Enem e os vestibulares. A preparação inclui orientação profissional, palestras, simulados, debates e oficinas especiais que envolvem orientações aos estudos, tempo para realização das provas, dicas sobre a avaliação, critérios de correção e estrutura das provas. Também oportunizamos momentos para construção do projeto de vida, auxiliando os jovens a planejarem seu futuro.

Intercâmbio

O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os estudantes do 9º ano EF e 1º ano viajam para o Canadá, o 2º ano para a Inglaterra e o 3º ano para a Austrália e Nova Zelândia. Além disso, o Intercâmbio Cultural Marista propõe uma experiência de troca com estudantes do Chile: Os estudantes do Colégio recebem intercambistas em suas casas e em seguida são hospedados pelas mesmas famílias na segunda parte do intercâmbio.


Novo Ensino Médio

capa_materia_novo_em.png

A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. 

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento — Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.  

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante. 

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados quatro Percursos Investigativos: Ciências da Saúde e da Vida, Contextos e movimentos do século XXI, Educação Financeira e Processos criativos em múltiplas linguagens.

Conheça os Percursos Investigativos:

Ciência da saúde e da vida

A linha formativa de Ciências da Saúde e da Vida abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.

Contextos e movimentos do século XXI

Contextos e movimentos do século XXI é uma linha formativa cujos conceitos e processos abordados estarão relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade. Por meio de projetos de mediação e intervenção sociocultural e investigação científica, diferentes cenários serão problematizados para identificação de soluções e de reflexões do cotidiano social. 

Educação Financeira

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, a linha formativa de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.

Processos criativos em múltiplas linguagens

Nesta linha formativa, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade, e/ou em que estão inseridos. 

Processo de escolha e inscrição

O processo de escolha terá duas possibilidades: para os estudantes ingressos em 2022, será disponibilizado um link para a escolha do Itinerário no momento da matrícula, já para quem está há mais tempo no Colégio, será via Portal e App Marista Virtual, junto da rematrícula. 


Botão Matriculas Abertas_37px altura_Prancheta 1 cópia 2.png

 ​